Polícia Civil recebe membros da Sociedade de Oftalmologia do Amazonas visando ação conjunta

Publicado em

A Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Deccon), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), representada pelo delegado Eduardo Paixão, recebeu, na manhã da terça-feira (27/07), nas dependências da unidade policial, o médico Neuzimar Pinheiro e o advogado Leonardo Monteiro, representantes da Sociedade de Oftalmologia do Amazonas (SOA), com o objetivo de futuras ações em conjunto.

Conforme Paixão, a ideia é deflagrar ações policiais de fiscalização em estabelecimentos irregulares e clínicas oftalmológicas clandestinas, onde são realizados exames e consultas por técnicos em optometria em flagrante exercício ilegal da profissão de médico.

“O risco para a saúde pública em um caso tão sensível e irreversível já justifica a ação conjunta. Por isso, a equipe de investigadores da Deccon será intolerante na defesa do consumidor prejudicado”, pontuou a autoridade policial.

Neuzimar Pinheiro e Leonardo Monteiro comprometeram-se a criar equipes de fiscalização e agendar operações conjuntas para interditar clínicas que realizam consultas e exames que só podem ser feitos por médicos especializados em oftalmologia, e não por optometrista (profissional que pode apenas confeccionar óculos e lentes, de acordo com a prescrição médica).

Os representantes da SOA destacaram ainda que pretendem verificar técnicos com o registro vencido e salas de exames que não possuem documentação necessária para o funcionamento. Paixão incentiva que os consumidores que venham a ser prejudicados, denunciem formalmente os autores.

“É importante que os consumidores formalizem denúncias com recibos de pagamento e façam exame de corpo de delito se tiveram prejuízo na saúde dos olhos, para que os casos sejam investigados, pois o respeito à saúde pública deve se sobrepor à ganância pelo lucro dos que exercem a profissão sem habilitação”, afirma Paixão.

*Com informações assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Conta de luz deve fechar ano com aumento de 7%, aponta Aneel

A última edição do InfoTarifa em 2025, divulgado pela Aneel (Agência...

PM suspeito de lavagem de dinheiro é exonerado da Casa Militar após ser preso com R$ 2,5 milhões em Manaus

O cabo da Polícia Militar preso com R$ 2,5 milhões...

Caso Benício: colega de trabalho diz em depoimento que alertou técnica para não aplicar adrenalina na veia

Novos depoimentos colhidos pela Polícia Civil na sexta-feira (5)...

Dino marca para fevereiro de 2026 julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu...