Por que sociedades médicas e estudo científico defendem tratamento mais rigoroso para pressão alta?

Publicado em

O controle da pressão arterial, especialmente para pessoas com hipertensão, é essencial para manter a qualidade de vida. E, a partir de agora, esse tratamento deverá ser ainda mais rigoroso.

Isso porque a nova Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025 mudou a meta para controle da pressão. A recomendação é que o nível fique abaixo de 13 por 8 (<130/80 mmHg) para todos os hipertensos, independentemente da idade, sexo ou presença de outras doenças.

Entenda: “mmHg” é a abreviatura de milímetros de mercúrio, a unidade de medida usada para representar a pressão arterial. A pressão é sempre apresentada como dois números (sistólica/diastólica), por exemplo, 120/80 mmHg.

De acordo com os autores da nova diretriz, o limite mais baixo é fundamental para reduzir complicações cardíacas.

Recentemente, um estudo publicado na revista científica “The Lancet” mostrou que tratamentos mais intensivos podem ser essenciais para reduzir a ocorrência de problemas cardiovasculares como infarto e AVC.

Segundo a pesquisa, metas mais ambiciosas de manejo da pressão – reduzindo o índice para 130 mmHg ou até 120 mmHg – em pessoas hipertensas podem diminuir eventos de risco cardíaco, além de reduzirem o número de mortes relacionadas ao coração.

“É bem reconhecido que valores mais baixos de pressão arterial estão associados a menor risco de eventos. Este estudo traz uma análise com um compilado de estudos recentes cujo objetivo foi demonstrar se o controle mais intenso da pressão traria mais benefício do que risco em diferentes populações”, analisa Luiz Bortolotto, cardiologista e diretor da Unidade Clínica de Hipertensão do InCor.

O estudo analisou dados de mais de 80 mil pacientes de seis grandes ensaios clínicos que testaram diferentes metas de pressão. O resultado foi uma redução de 1,73% no risco de problemas como AVC e infarto em pessoas com níveis mais baixos de pressão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Bruno Pereira e Dom Phillips podem ganhar memorial no Amazonas

O indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom...

Gkay comemora aniversário com bolo de 200 kg e brinca: ‘Só um bolinho’ 🎂

Gkay completou 33 anos na última quarta-feira (3) e, claro, não deixou...

Nome no celular e aviso para fugir: o passo a passo de como Bacellar ajudou TH Joias

Investigação aponta que o presidente da Alerj (Assembleia Legislativa...

‘Bolsonaro de papelão’ é estratégia do PL para presença em campanhas

O PL (Partido Liberal) passou a usar, nas agendas do...