O porto de Novo Airão, no Amazonas, voltou a funcionar, nesta quarta-feira (3), após ser interditado pela seca histórica de 2023. As atividades do terminal portuário estavam paradas há três meses.
A liberação para o funcionamento do porto aconteceu após o Rio Negro, em Novo Airão, atingir a marca de 8,16 metros. A cota representa quase 5 metros a mais de água desde o fim da vazante.
Para o metalúrgico Augusto Lemos, a desinterdição do porto traz alívio. “Porque chegamos aqui no porto e não tem condições de desembarque. Era difícil, mas agora está melhor”, disse.
O frentista “Cacá do Frete” lembrou das dificuldades no embarque e desembarque durante o período de seca.
“Nós passávamos um sufoco muito grande com o porto. A gente ia para outros portos e nos expulsavam, e graças a Deus, o rio encheu e liberaram o porto hoje para nós,. Ficou 100%”, afirmou à Rede Amazônica.
O comandante de embarcação Mário Japonês também comemorou a liberação do porto. “Agora com a liberação do porto, tudo melhorou, para os carregadores, para a nossa embarcação também, que fica mais segura. O ano começou com nosso porto funcionando”, ressaltou.
A retomada de atividades no porto de Novo Airão também beneficia o turismo, uma das principais fontes de renda do município.
“Fica mais fácil, com certeza, porque tinha a dificuldade de chegar no veículo com as bagagens e clientes, e também pessoas de terceira idade”, explicou o operador de turismo Oziel Tito.
*g1