Povo Waimiri Atroari enfrenta desafios e violações de direitos e território

Publicado em

O povo Waimiri Atroari tem uma história marcada por violações de direitos e impedimentos ao exercício livre da identidade. O território dos indígenas compreende cinco municípios: Novo Airão, Presidente Figueiredo, Urucará, no Amazonas, e Rorainópolis e São José da Baliza, em Roraima.

Impactos socioambientais, genocídio e deslocamento forçado marcaram a história da etnia, que quase desapareceu entre as décadas de 1970 e 1980.

Em meados de 1905, eram estimados cerca de 6 mil indígenas, número que caiu para 3 mil na década de 1970 e apenas 374 em 1983, segundo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Confrontos

Por mais de um século, os Waimiri Atroari lutaram incansavelmente contra garimpeiros, caçadores, castanheiros, soldados da Polícia Militar do Amazonas e o Exército, sendo quase dizimados no período da construção da Rodovia BR-174.

Os Waimiri Atroari já foram considerados os indígenas mais bravos na Amazônia e no Brasil (estigmatizados em Roraima e Manaus após um ataque a uma missão religiosa e matarem o padre Calleri). “A sociedade tinha um verdadeiro terror deles” e quem ficava ao lado deles era discriminado e acusado de violência. Pessoas da própria Funai tinham receio de realizar operações que se aproximassem do povo.

Documentário

Em uma expedição inédita no território indígena, a equipe da Rede Amazônica teve a oportunidade de conhecer o cotidiano das aldeias situadas ao longo da estrada e imersas na Amazônia. — Foto: Rede Amazônica
Em uma expedição inédita no território indígena, a equipe da Rede Amazônica teve a oportunidade de conhecer o cotidiano das aldeias situadas ao longo da estrada e imersas na Amazônia. — Foto: Rede Amazônica

Toda a história de resistência dos Waimiri Atroari será contada no programa “Kinja – gente de verdade”, que vai ar no dia 30 deste mês, logo após o Fantástico.

*g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

MP que libera R$ 3,3 bi para ressarcir aposentados lesados é publicada

O governo federal publicou no Diário Oficial da União...

Capitão Carpê denuncia abandono da reforma no Mercado Municipal Dorval Porto

Durante o recesso parlamentar, vereador fiscalizou o local e...

Câmbio, previdência e fundos: entenda como ficam alíquotas do IOF com decisão de Moraes

A decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre...

Pré-Vest UEA promove 2º aulão com transmissão ao vivo e temas focados no Vestibular e SIS

Aulão interativo ocorrerá dia 26 de julho, das 9h...