A Prefeitura de Itacoatiara liberou o Centro de Eventos Juracema Holanda para a realização do 38° Festival da Canção de Itacoatiara, no interior do Amazonas. A informação foi confirmada pela organização do evento na quarta-feira (16).
O Fecani está programado para os dia 6, 7, 8 e 9 de setembro de 2023.
A liberação ocorreu após o Município assinar um termo com a Associação dos Itacoatiarenses Resdidentes em Manaus (Airma). O documento foi assinado pelo prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, e por Bruno Azedo, presidente da Airma.
A liberação do local começou no dia 15 de agosto e termina no dia 12 de setembro. No documento, o Município assegura que a Airma será responsável por manter o espaço conservado e limpo, além de pagar despesas de água, energia e tributos incidentes, e que o evento precisar cumprir as exigências de segurança.
Centro de Eventos Juracema Holanda em Itacoatiara, palco do Fecani — Foto: Liam Cavalcante/Rede Amazônica
A permissão só será suspensa temporariamente para o desfile cívico das escolas de Itacoatiara, que está programado para acontecer no centro de eventos no dia 1° de setembro.
Ainda na quarta-feira (16), o desembargador Abraham Peixoto Campos Filho, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), chegou a derrubar uma liminar que garantia a realização do Fecani no Centro de Eventos. Mas, segundo os organizadores, a decisão não afeta o festival, pois o termo já estava assinado com a prefeitura.
O Fecani é considerado patrimônio cultural de natureza imaterial do Amazonas e, desde 2003, tem como palco o Centro de Eventos Juracema Holanda.
*g1 / Foto: Liam Cavalcante/Rede Amazônica