Prefeitura promove live para alertar sobre formas de prevenção às hepatites virais nesta quarta-feira, 28/7

Publicado em

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre as formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce, a Prefeitura de Manaus realiza nesta quarta-feira, 28/7, Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, uma live sobre o tema.

Na transmissão, que será veiculada no canal de YouTube e nas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o público poderá participar para esclarecer dúvidas, receber orientações e informações sobre e como o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser atendido na rede municipal. A live, que será transmitida da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), terá início às 9h30.

Para a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, a transmissão ao vivo será uma oportunidade para informar a população sobre as hepatites virais, enfocando a importância dos exames para a sua detecção. “São iniciativas como esta que contribuem para as ações de educação em saúde que a prefeitura desenvolve. Temos usado nossos canais de comunicação para informar a população sobre a importância da prevenção de doenças. É um compromisso do prefeito David Almeida trabalhar sempre na prevenção para assegurar a saúde dos manauaras”, salientou.

A farmacêutica Christiane Santana, do Núcleo de Controle das IST/Aids e hepatites virais da Semsa, vai destacar a importância das vacinas para imunização das hepatites A e B disponíveis na rede municipal, cuidados relacionados ao consumo de alimentos, uso de preservativos nas relações sexuais, testagem rápida para detecção da doença nas unidades de saúde do município e tratamentos disponibilizados no SUS.

“Vamos reforçar as ações de educação em saúde a partir dos cuidados que devemos adotar em nossa rotina. A lavagem correta dos alimentos crus, o não consumo de alimentos sem procedência de boa higiene no preparo, a importância de beber apenas água mineral, filtrada ou fervida para evitar contaminação com os vírus da hepatite A e E, usar preservativos nas relações sexuais, são alguns cuidados básicos que são fundamentais para evitar as hepatites virais”, antecipa.

Testagem

A rede primária de saúde realiza a testagem rápida em suas unidades por livre demanda, ou seja, não é necessário agendamento, basta que o usuário procure o serviço para fazer o exame. “Os casos positivos são encaminhados para o atendimento médico na unidade de referência, que é a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, onde novos exames serão realizados e, se necessário, os usuários são encaminhados para o tratamento medicamentoso”, explica Christiane Santana.

As hepatites virais são infecções que afetam o fígado, ocasionando alterações que variam de leves a graves. Na maioria dos casos, essas infecções são “silenciosas”, não apresentam sintomas, o que preocupa as autoridades de saúde do mundo, porque a doença quando não tratada, pode evoluir para cirrose e câncer no fígado, resultando em óbitos.

Quando os sintomas se manifestam a pessoa pode apresentar cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

*Com informações assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Réu por estelionato, Bruno Henrique pode pegar até 5 anos de prisão

Na última quinta-feira (4/12), a 3ª Turma Criminal do...

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...