O deputado Roberto Cidade (União Brasil), presidente da ALEAM (Assembleia Legislativa do Estado do presidente do Tribunal de Justiça do Estado Amazonas (TJAM), defendeu a união do Executivo, do Legislativo e do Judiciário no combate às fake news no estado.
Cidade se manifestou na solenidade de posse dos novos dirigentes do TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas), desembargador Jomar Fernandes (presidente), Airton Gentil (vice) e José Hamilton Saraiva dos Santos (corregedor-geral), nesta quinta-feira (9).
Segundo o deputado, a propagação de notícias falsas é uma ameaça à sociedade democrática. “Quero aproveitar este momento para reiterar a necessidade de um esforço conjunto dos Poderes no combate ao fenômeno das fakes news. Este é um desafio que ameaça a democracia. Ameaça a reputação de pessoas públicas e impede um debate transparente e ético em nossa sociedade”, declarou.
Roberto Cidade disse que é fundamental a participação do Judiciário no combate às fake news, sobretudo na responsabilização dos criminosos que utilizam os meios digitais para disseminar mentiras contra empresários, autoridades e demais cidadãos.
“Precisamos contar com o apoio firme e estratégico do Judiciário para enfrentar essa questão, garantindo que aqueles que propagam informações falsas sejam responsabilizados, e que a verdade prevaleça em todos os espaços”, disse o parlamentar.
O parlamentar salientou que os Poderes Legislativo, Judiciário e o Executivo são essenciais para o equilíbrio e a harmonia da sociedade amazonense. “O Poder Judiciário é o guardião da Constituição e dos direitos fundamentais. Vivemos em um estado democrático de direito, no qual cada Poder desempenha um papel definido pela Constituição, com independência, mas também com a necessidade constante de diálogo e colaboração”.
“O Legislativo, o Executivo e o Judiciário têm missões diferentes, mas um objetivo comum: atender aos anseios dos cidadãos, promover o bem-estar social e garantir a dignidade humana. Ao longo da minha trajetória política, compreendi que o verdadeiro progresso do nosso Estado acontece quando os poderes trabalham de forma harmoniosa, respeitosa, independente e colaborativa”, acrescentou.
Fonte: Amazonas Atual/Foto: Herick Pereira/Divulgação