Presidente do Conselho de Regulação do Amazonas anuncia consultas e audiências públicas sobre o gás natural

Publicado em

O Governo do Amazonas realizou, nesta sexta-feira (28/04), a inseminação artificial em 23 bovinos, distribuídos em três propriedades localizadas na comunidade do Novo Céu, em Autazes (a 113 quilômetros distante de Manaus). A meta é aplicar 100 doses em outras propriedades de pequenos e médios pecuaristas no município.

A ação faz parte do Programa Mais Pecuária Brasil, fruto de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), e a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer/BR).

O secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, afirma que com uma estrutura simples, o profissional qualificado consegue fazer com eficiência a inseminação artificial no rebanho do pecuarista.

“Esse programa atende principalmente o pequeno pecuarista. O Governo do Amazonas vem dando todo o apoio para melhorar essa genética do rebanho. Ações como essa, transformam a vida do produtor”, diz Petrucio.

No total, a estimativa é aplicar aproximadamente 700 doses, distribuídas em sete municípios: Barreirinha, Parintins, Itacoatiara, Careiro da Várzea, Presidente Figueiredo, Manacapuru e Autazes, que foi o primeiro a receber a ação do Programa Mais Pecuária Brasil.

A proprietária da Fazenda Sebastião e da Queijaria Tradição de Autazes, Arleane Costa, foi uma das beneficiadas com a inseminação artificial do rebanho. Ela relata que toda sua produção de leite vai para queijaria, e almeja aumentar essa quantidade, por meio do melhoramento genético.

“Produzimos em média 450 litros de leite e 65 quilos de queijo ao dia. Temos o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) do Amazonas, isso agrega valor no nosso queijo. Isso nos dá credibilidade, pois a população compra um queijo de qualidade, que tem procedência”, relata Arleane.

A Ação em Autazes também recebeu o apoio da Superintendência da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Mapa/SFA) e da Prefeitura de Autazes.

O Idam apoia essa atividade com orientação e visitas técnicas, presta assistência com treinamentos e seleciona famílias aptas a participar do Programa Mais Pecuária Brasil, garantindo que todos os membros das propriedades de rebanhos sejam beneficiados.

Segundo o diretor-técnico do Idam, Radson Alves, “a parceria entre os órgãos, aposta na inseminação artificial como forma mais econômica de promover o melhoramento genético dos rebanhos, aumentar o rendimento dos animais, produzir mais carne e leite, e consequentemente mais produção por área. A adoção de tecnologias é fundamental para continuar o sucesso na produtividade,” finaliza Radson.

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Atiradores abrem fogo em restaurante em Nova York e deixam 3 mortos e 8 feridos

Atiradores mataram três pessoas e feriram outras oito após...

STJ recebe pedido dos EUA para intimar Moraes em ação da Rumble

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu, nesta sexta-feira (15/8), uma...

Toffoli anula todos os atos da Lava Jato contra ex-tesoureiro do PT

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou,...

Duas pessoas morrem e 34 ficam feridas em acidente de ônibus em MT

Duas pessoas morreram e 34 ficaram feridas em um grave acidente de trânsito...