Produção de motos em Manaus cai em fevereiro, mas cresce no bimestre

Publicado em

A produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus cresceu 1,7% no primeiro bimestre de 2026 em relação ao mesmo período de 2025, mesmo com queda em fevereiro, informa a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares). Foram fabricadas em janeiro e fevereiro 348.732 unidades.

As 164.104 motocicletas produzidas em fevereiro representam volume 7,1% menor ao registrado no mesmo mês do ano passado e 11,1% inferior ao alcançado em janeiro. “A retração já era prevista, em razão do feriado de Carnaval, que reduziu o número de dias úteis do mês e impactou o ritmo de produção”, disse Marcos Bento, presidente da Abraciclo.

“O desempenho do primeiro bimestre reforça o bom momento vivido pela indústria de motocicletas. O setor mantém um ritmo consistente de produção, alinhado ao planejamento das fabricantes e impulsionado pela demanda do mercado”, avalia Bento.

Categoria

A Street foi a categoria mais produzida no primeiro bimestre. No total, 180.488 unidades saíram das linhas de montagem, o que corresponde a 51,8% do volume fabricado. Em segundo lugar, ficou a Trail (com 19,4% do total produzido), seguida pela Motoneta (com 13,3%).

A produção de motocicletas de alta cilindrada cresceu 22% no primeiro bimestre. Foram fabricadas 9.725 unidades, volume que corresponde a 2,8% da produção total. “Esse crescimento reflete o impacto dos recentes lançamentos no segmento. A indústria está sempre investindo, inovando e ampliando seu portfólio para atender aos diferentes perfis de consumidores”, destaca Bento.

Em números absolutos, a liderança é dos modelos de baixa cilindrada, que teve 270.919 motocicletas produzidas (com 77,7% do total fabricado). Em segundo lugar, ficaram os modelos de média cilindrada (19,5% da produção).

As posições foram mantidas no levamento mensal: baixa cilindrada (126.123 motocicletas e 76,9% do volume fabricado), média (com 20,2% da produção) e alta (com 2,9%).

Varejo

Os licenciamentos de motocicletas atingiram o maior volume da história para o primeiro bimestre e para o mês de fevereiro. De janeiro a fevereiro, foram emplacadas 350.110 motocicletas, aumento de 13,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Já na análise isolada de fevereiro, as vendas no varejo somaram 171.548 unidades, alta de 10% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a janeiro houve queda de 3,9%. A retração também é resultado do menor número de dias úteis (21 dias em janeiro, contra 18 em fevereiro).

Nos dois primeiros meses do ano, as exportações registraram alta de 43,1%, com o embarque de 8.015 unidades para o mercado externo. Em fevereiro, as associadas da Abraciclo exportaram 4.748 motocicletas, volume 70% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado e 45,3% maior na comparação com janeiro.

Fonte: Amazonas Atual/Foto: José Paulo Lacerda/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Isabelle Nogueira diz que Garantido prepara espetáculo ‘histórico’ para festival de 2026

A cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, afirmou que o...

Alex Escobar preocupa fãs com estado durante entrada ao vivo na Globo

Uma entrada ao vivo de Alex Escobar no Encontro com Patrícia...

Policial militar é preso em Manaus suspeito de exploração sexual de adolescentes

Um soldado da Polícia Militar do Amazonas foi preso...

Por que o pênis é um termômetro da saúde masculina – e como prestar atenção em seus sinais de alerta

Você poderia descrever a disfunção erétil como uma epidemia silenciosa. Segundo diversas...