Programa Jovem Senador está com inscrições abertas para edição 2023

Publicado em

FOTOS: Pedro Gontijo (Senado Federal) / Rodrigo Viana (Agência Senado)

O programa Jovem Senador, do Senado Federal, está com inscrições abertas para a edição 2023. A iniciativa é destinada a estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas de todo o país, a seleção dos concorrentes é feita por meio de um concurso de redação. Os candidatos interessados poderão se inscrever até o dia 5 de maio.

O programa proporciona aos alunos selecionados que conheçam e vivenciem a rotina do Senado Federal e o trabalho dos parlamentares durante uma semana. Com o tema “Saúde mental nas escolas públicas”, a redação é do tipo dissertativa – argumentativa a mesma usada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para a coordenadora do projeto na Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Sheyla Cordeiro, a iniciativa estimula os participantes a pesquisarem temas relevantes.

“Para participar é necessário se informar. O projeto também tem relevância por conta disso, por sempre abordar temas importantes para a sociedade e iniciar debates necessários. O tema de 2023 é muito atual e foi escolhido pelos próprios jovens senadores do ano passado”, destacou.

O programa seleciona 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para passarem uma semana em Brasília. Para concorrer à vaga, os alunos passam por duas etapas de seleção, uma estadual e uma do Senado, que este ano acontecem nos dias 31 de maio e 12 de junho, respectivamente.

Seleção

Para participar, o candidato deve estar matriculado e frequentar escolas públicas da rede estadual de ensino; ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2023; e ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25 de agosto, em Brasília.

A prova de redação é aplicada em sala de aula. O material para a participação no concurso é composto de ficha de inscrição e folha de redação disponíveis no site senado.leg.br/jovemsenador

Na etapa estadual, a escola escolhe a melhor redação entre os seus participantes e depois a secretaria de educação do estado define as três melhores, sem promover nenhuma classificação. A partir daí, o Senado seleciona o melhor texto de cada estado. O autor ou autora da redação escolhida se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal.

Amazonas

Em 2022, a representante do Amazonas no programa Jovem Senador foi a aluna Esthefane Feitosa de Barros, Escola Estadual Professor Ruy Alencar, com a redação “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”, sob orientação do professor Elianai Castro.
“É uma sensação muito gratificante e satisfatória, está sendo uma das minhas melhores experiências”, declarou a jovem à época.

Calendário
*Etapa escolar
Início das inscrições – 8/02/2023
Final das inscrições – 5/05/2023
Seleção da etapa estadual
31/05/2023
Seleção da etapa Senado
12/06/2023
Anúncio dos vencedores
Até 15/06/2023
Semana de Vivência Legislativa
21/08 a 25/08/2023

*Agência Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Mamografia sem dor: pesquisadores brasileiros criam aparelho mais barato e menos invasivo para rastrear câncer

Já pensou poder rastrear câncer de mama sem precisar...

Justiça barra exigência de certificação internacional de embarcações no AM

Distribuidoras de combustível estão proibidas de exigir a certificação Vetting das...

Quem eram os funcionários da Embaixada de Israel assassinados nos EUA

Os dois mortos durante um atentado em Washington, D.C., capital...

Armas de guerra: 95% dos fuzis apreendidos no Rio vieram do exterior

Dos 638 fuzis apreendidos no Rio de Janeiro pela Polícia...