Quatro dragas usadas pelo garimpo ilegal foram destruídas, neste fim de semana, durante a operação Curaretinga IV, no Vale do Javari, no Amazonas. As informações são do Comando Militar da Amazônia (CMA), que atua na região com agentes do Exército.
O local onde as estruturas estavam escondidas é de difícil acesso. De acordo com o CMA, os agentes percorreram cerca de 740 quilômetros pelos rios do Amazonas, até chegarem às dragas.
A operação no Vale do Javari busca frear o avanço do garimpo na região, que fica próxima à tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.
Draga do garimpo ilegal no Vale do Javari, no Amazonas — Foto: CMA
“Até o momento, quatro dragas de garimpo ilegal foram neutralizadas, evitando, dessa forma, o agravamento do assoreamento dos rios e alterações no leito, além da turbidez das águas, poluição dos solos, contaminação por substância tóxicas, como o mercúrio”, informou o Comando Militar.
Militares da do Comando Fronteira Solimões, 8º Batalhão de Infantaria de Selva, de Tabatinga, 16ª Base Logística, do 16º Pelotão de Comunicações, além de tropas daos Pelotões Especiais de Fronteira e agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) participaram das ações.
Draga do garimpo ilegal no Vale do Javari, no Amazonas — Foto: CMA
*g1 / Foto: Ibama