Quem é o preso por roubar obras de Matisse e Portinari em biblioteca

Publicado em

Um dos suspeitos de roubar, nesse domingo (7/12), as obras de arte da Biblioteca Mário de Andrade, no centro da capital paulista, foi identificado como Felipe dos Santos Fernandes Quadra, de 31 anos. Ele foi preso nesta segunda-feira (8/12) pela Polícia Civil.

O criminoso já foi indiciado pelo menos seis vezes desde 2013. Desde 2011, tem passagens pelo regime socioeducativo por infrações.

Um segundo criminoso já identificado pela polícia, mas segue foragido. As 13 obras levadas, dos artistas Henri Matisse e Candido Portinari, ainda não foram encontradas.

Roubo de obras de arte na biblioteca

  • As 13 obras que foram roubadas da Biblioteca Mário de Andrade faziam parte da exposição Do Livro Ao Museu, em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).
  • De acordo com o MAM, foram levadas oito gravuras da série Jazz, de Matisse, e cinco gravuras da série Menino de Engenho, de Portinari.
  • As obras tinham apólice de seguro vigente, mas os valores da proteção são sigilosos por contrato.
  • Um terceiro suspeito, que foi flagrado por câmeras do Smart Sampa interagindo com um dos criminosos, foi detido pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), mas acabou sendo liberado e prestaria depoimento ainda nesta segunda-feira.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que o veículo utilizado na fuga foi localizado, apreendido e encaminhado para perícia técnica. Segundo a pasta, “as investigações continuam para identificar o segundo envolvido e localizar as obras subtraídas”.

Segundo a prefeitura, administradora da Biblioteca Mário de Andrade, o local tem sistema de câmeras e o material foi fornecido às autoridades policiais. O espaço passou por perícia.

 

 

*Metrópoles/FOTO: Polícia Civil/Reprodução

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

‘Estou arrependido’, diz síndico que matou corretora mineira em GO

O síndico suspeito de matar a corretora mineira Daiane...

Master: BC não identificou Pix, TED nem boletos da Tirreno referentes a operações de crédito

O Banco Central não identificou movimentação financeira da Tirreno...

Moraes nega pedido de suspeição de Toffoli em caso Eike Batista

O ministro Alexandre de Moraes, presidente em exercício do...

Jogo de investigação criminal vira febre e rende R$ 100 mil por mês a casal

Você já se pegou tentando adivinhar quem é o...