RBR deve ser mais rápida que a McLaren a partir de Ímola, diz consultor

Publicado em

A vitória ficou com Oscar Piastri, mas o desempenho de Max Verstappen no GP da Arábia Saudita animou Helmut Marko, consultor da RBR. Depois do segundo lugar conquistado pelo holandês em Jedá, o austríaco disse ter ficado “surpreso positivamente” com o ritmo do RB21, carro da equipe.

Mais do que isso: afirmou que a escuderia deve ser mais rápida que a McLaren em breve:

– Nós teremos pequenos passos, e eu acho que em Ímola devemos estar em uma posição em que também temos a velocidade para vencer as McLarens – disse Marko ao “Motorsport”, referindo-se às atualizações feitas no veículo.

Ímola vai receber o GP da Emilia-Romagna, sétima etapa do Mundial, no dia 18 de maio. Antes disso, será disputado o GP de Miami, marcado para o dia 4.

Neste momento, a RBR ocupa o terceiro lugar no campeonato de construtores, com 89 pontos – 87 deles conquistados por Max Verstappen, que é terceiro na disputa de pilotos. Apesar do tetracampeão estar a apenas 12 do líder Oscar Piastri, a distância da equipe austríaca para a McLaren já está em 99 pontos.

Verstappen tem carregado a RBR neste início de campeonato, mas já reclamou do carro e, de acordo com o jornal italiano “La Gazzetta dello Sport”, é alvo de proposta bilionária da Aston Martin para 2026. A imprensa europeia afirma que há uma cláusula contratual que pode fazer com que o tetracampeão deixe a equipe caso certos resultados não sejam atingidos.

O foco público da equipe austríaca está na melhoria do carro para manter o holandês, que espera brigar por campeonatos e encontra dificuldades na competição com as máquinas mais velozes da McLaren. Diante disso, Marko se mostrou satisfeito com a evolução recente:

– Comparando com o Bahrein, fizemos um grande progresso, mas esse circuito (Jedá) também casa melhor com a gente, curva mais rápidas e tudo mais. Estamos progredindo e obtendo um carro que é mais previsível e está trabalhando com uma maior variedade – analisou.

O consultor austríaco também falou sobre o incidente que mexeu com a história da corrida na Arábia Saudita: ainda na largada, Verstappen e Piastri duelaram pela primeira posição, e o piloto da RBR teve que cumprir punição e parar por cinco segundos nos boxes após cortar a chicane na curva 2.

A punição foi aplicada porque a direção de prova entendeu que Piastri estava à frente de Verstappen no ápice da curva e, além disso, o holandês não devolveu a posição para o piloto da McLaren na sequência. Verstappen chegou a abrir três segundos do adversário, mas perdeu o primeiro lugar ao ir para os boxes e cumprir a penalidade.

Marko disse que a punição “custou a corrida” para Verstappen e defendeu o piloto da RBR – para ele, o que aconteceu na pista foi um incidente normal e não deveria render punição:

– Acho que foi um incidente de corrida. Se você viu a F2, a mesma situação aconteceu três ou quatro vezes, e só o (Luke) Browning recebeu uma advertência. Ninguém recebeu cinco segundos. Aqui, foi na primeira volta, na primeira curva. Para mim, foi (incidente de) corrida – concluiu.

Depois da prova, Verstappen evitou comentar o incidente e disse que não queria correr risco de levar uma punição da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O holandês também declarou que não pode se expressar e que as pessoas “não estão preparadas para lidar com a verdade”.

Fonte: Globo Esporte/Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Brasil ficará sem embaixador da Ucrânia após insatisfações com Lula

Em meio às recentes rusgas entre Brasília e Kiev,...

Ferrari terá macacão em azul e branco no GP de Miami; veja

A Ferrari revelou nesta quarta-feira (30) que Lewis Hamilton...

“Se validar, acaba a Previdência”, diz ministro sobre a “pejotização”

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou...

EUA deporta mães e filhos para Honduras, incluindo criança com câncer

Duas mulheres foram deportadas para Honduras com seus filhos, que têm...