Consultor técnico da Red Bull Racing, Helmut Marko fez uma revelação durante o Drive Search, neste mês de agosto.
No evento, que serve para integrar jovens promessas ao programa de jovens pilotos da equipe austríaca, o “guru” detalhou como essas promessoas chegaram ao grid da Fórmula 1. Em vídeo Helmut Marko exaltou a base da Red Bull e a filosofia de sempre formar novos pilotos para a categoria.
“Tivemos Daniel Ricciardo e Pierre Gasly, portanto, dois vencedores de corridas. Também tivemos Max Verstappen e Sebastian Vettel em nossas carreiras posteriores, embora eles tenham sido trazidos de uma maneira diferente, não na fase de seleção, mas na fase de observação”, revelou Marko.
O dirigente ainda destacou o rigor da escolha dos jovens pilotos para o programa de jovens pilotos da equipe.
“Esses pilotos são muito jovens, vieram diretamente dos campeonatos de kart, nunca estiveram em um carro de fórmula antes. A primeira questão é a rapidez com que eles se acostumam com os carros de fórmula, o quanto são bons neles e o quanto são bons nas simulações de classificação. Eles podem dar uma volta, às vezes duas, e têm nove jogos de pneus. Esses critérios são testados, simulados e analisados”, declarou o “guru” da Red Bull.
Por fim, Marko fez uma revelação: Fernando Alonso quase foi piloto da Red Bull em certo momento da carreira. Entretanto, por conta da filosofia de preferir formar pilotos, a equipe desistiu de dar andamento nas negociações com o piloto espanhol, dono de dois títulos mundiais pela Renault.
“A filosofia de Dietrich Mateschitz (um dos fundadores da Red Bull) contribuiu para isso. Na época, estávamos em negociações com Fernando Alonso, mas no final ele disse que não compramos estrelas, nós as treinamos. Portanto, também é seu legado continuar com essa filosofia e a incrível visão que Mateschitz tinha”, falou Marko.
Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images/ *Metrópoles