Em virtude das crescentes queimas na capital amazonense, o vereador de Manaus Capitão Carpê (Republicanos) apresentou, nesta segunda-feita (9), requerimento solicitando um planejamento sobre as fiscalizações em incêndios criminosos no município.
O período de seca que a região atravessa vem propiciando o aumento de queimadas criminosas no Amazonas, algo que também influencia diretamente em incêndios na região urbana de Manaus.
O vereador ressaltou que a contenção das queimadas não são apenas responsabilidade do município, mas que é preciso reforço e clareza sobre o que a Prefeitura de Manaus pode fazer para combater os crimes ambientais.
“Cabe sim à Prefeitura de Manaus fiscalizar os crimes ambientais ocorridos em nossa cidade. Já sabemos que o período de verão intenso é o momento onde ocorre o aumento nas queimadas, o que a Prefeitura tem feito? Precisamos saber.” exigiu.
Arborização
Dentre as críticas que o vereador fez contra a Prefeitura de Manaus, Carpê alertou sobre o baixo índice de arborização da capital amazonense.
Segundo levantamento do IBGE, Manaus encontra-se no segundo lugar como uma das capitais menos arborizadas do Brasil.
O vereador, por fim, exigiu que a Prefeitura aumente o orçamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAS), responsável por fiscalizar crimes ambientais no município de Manaus.
O orçamento da pasta está entre os menores do executivo municipal, contando com um efetivo de fiscalização reduzido.
*Com informações da Assessoria