A Receita Federal liberou consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de 2022. De acordo com o Fisco, serão 179.065 contribuintes, com um total de R$ 250 milhões na rodada de pagamento.
DESCUBRA SE VOCÊ ESTÁ NO LOTE RESIDUAL DE RESTITUIÇÃO
O desembolso para os que resolveram as pendências com o órgão tributário será depositado na próxima terça-feira, dia 28 de fevereiro. O pagamento é feito diretamente na conta bancária informada no fim da declaração do IR, de forma direta ou pelo Pix.
Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil.
INFORMA A RECEITA FEDERAL
Da quantia total, R$ 150.578.569,86 referem-se a cidadãos que têm prioridade legal, sendo 4.256 idosos acima de 80 anos, 30.651 contribuintes entre 60 e 79 anos, 2.977 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 10.146 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o Judiciário. Foram contemplados ainda 131.035 contribuintes não prioritários.
Quem ainda não aparece no lote residual precisa resolver as pendências que resultaram na retenção do documento. Após corrigir os erros, a declaração é processada e a restituição pode ser liberada.
Consulta
Além da conferência na página da Receita na internet, os contribuintes podem saber se estão no segundo lote de restituição ao acessar o aplicativo do Fisco, disponível para os sistemas Android e iOS.
Nos sistemas, o contribuinte descobre se a sua restituição foi liberada, se ainda está sendo processada ou se existem pendências. Nesse caso, as correções podem ser feitas por meio de uma declaração retificadora.
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração. Após ser depositado, o dinheiro ficará disponível no banco durante o período de um ano. Se o contribuinte não fizer o saque no prazo, deverá solicitar o montante por meio do formulário eletrônico — Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no eCAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor a ser restituído não apareça na conta bancária, o contribuinte poderá comparecer a qualquer agência do BB ou ligar para a central de atendimento, pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
*R7