Saiba como chefes da Fórmula 1 planejam mudanças para ‘apimentar’ o Grande Prêmio de Mônaco

Publicado em

O Papa Francisco foi internado na última sexta-feira com uma infecção polimicrobiana, e seu estado de saúde é considerado “complexo”, segundo comunicado oficial do Vaticano. Caso o pontífice fique incapacitado de exercer suas funções, a responsabilidade pela administração da Igreja e do Vaticano recai sobre o camerlengo, cargo atualmente ocupado pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, nomeado pelo próprio Francisco em 2019.

Além de atuar durante a ausência do papa, o camerlengo tem funções essenciais dentro da Igreja, como a organização do funeral do pontífice e a condução do conclave para a escolha de um sucessor. O termo camerlengo vem do latim medieval camarlingus, que significa “funcionário da câmara do soberano” (em tradução livre), reforçando sua importância administrativa e cerimonial no Vaticano.

Tradicionalmente, o camerlengo assume a administração dos assuntos correntes do Vaticano em três situações: durante viagens ou internações dos papas ou após a morte de um pontífice, presidindo o período chamado de Sé Vacante.

Kevin Joseph Farrell nasceu em 2 de setembro de 1947, em Dublin, na Irlanda. Estudou na Universidade de Salamanca, na Espanha, e na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Ele também se formou em filosofia e teologia pela Universidade de São Tomás, na capital italiana, construindo uma trajetória acadêmica sólida antes de assumir papéis de destaque dentro da Igreja Católica.

Fonte: O Globo/Foto: ANDREJ ISAKOVIC/AFP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

STF recebe ameaças antes de julgamento de denúncia contra Bolsonaro

O Supremo Tribunal Federal (STF) e a Secretaria de Segurança Pública...

Tempestade vira aviões e causa estragos em Lisboa

A tempestade Martinho causou estragos em Lisboa na madrugada desta quinta-feira....

Conselho permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos; entidades médicas apontam ilegalidade

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou uma resolução que autoriza farmacêuticos...