Início Popular Saiba se um terremoto de grande magnitude pode atingir Brasília

Saiba se um terremoto de grande magnitude pode atingir Brasília

0

O risco de um terremoto de grande magnitude atingir o Brasil é “próximo de zero”. É o que diz o geofísico e professor do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), George Sand França.

Após o terremoto que atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria, na madrugada de 6 de fevereiro, causar a morte de mais de 25 mil pessoas e deixar um rastro de destruição em várias cidades, o R7 procurou o especialista para saber se um tremor dessa magnitude pode ocorrer em território brasileiro

Segundo o professor George Sand França, a probabilidade de um tremor de grande magnitude acontecer no Brasil é próxima de zero, apesar de nunca ser descartada. Isso porque os grandes terremotos costumam acontecer em regiões próximas aos limites das placas tectônicas (grandes blocos rochosos que formam a porção superficial da litosfera terrestre). O Brasil está situado na porção central da Placa Sul-Americana.

Veja a imagem:

“No Brasil, a probabilidade de ocorrerem terremotos de grande magnitude é baixa porque estamos sobre uma placa onde o limite oeste está na Placa Sul-Americana, que fica na região que compreende Chile, Peru e Venezuela — o chamado Cinturão de Fogo do Pacífico. Ali sim há grande probabilidade. E o outro limite, ao leste, está em alto-mar no Oceano Atlântico” explica o professor.

O doutor em geofísica comenta que, no Brasil, geralmente acontecem tremores de baixa magnitude. “Mas tivemos dois terremotos de magnitude maior que 6, considerada grande para o nosso país. O maior [tremor] do Brasil foi de magnitude 6,2 [na escala Richter], em Porto dos Gaúchos (MT), registrado em 1955. No mesmo ano, houve um tremor no mar a 300 km da costa de Vitória (ES). No caso do Distrito Federal, terremotos são ainda menos prováveis. Não há registros de grandes terremotos aqui”, tranquiliza. O risco é tão baixo que, segundo fontes da Defesa Civil no Distrito Federal ouvidas pela reportagem, “não há plano específico para terremotos, visto que a probabilidade de tal fenômeno no Brasil com potencial de causar danos é praticamente inexistente”.

O professor afirma que a probabilidade de ocorrência de atividade sísmica é maior em regiões como o Rio Grande do Norte, a área entre Goiás e o Tocantins, a cidade de Porto dos Gaúchos (MT), a região próxima a Montes Claros (MG) e Vitória (ES), que, assim como em toda a costa onde ocorre a exploração de óleo, têm atividade sísmica. No entanto, não há motivo para medo. “Os tremores nessas regiões são todos de menor magnitude, e a probabilidade de terremotos severos é bem menor do que em regiões como Turquia e México”, esclarece.

*R7

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 13 de fevereiro de 2023 by Mara Noronha