São Paulo vai construir a primeira usina do Estado para transformar água do mar em água para beber

Publicado em

Um município cercado por água é também a cidade onde os moradores têm, proporcionalmente, o menor acesso a abastecimento adequado de água no Estado de São Paulo.

Ilhabela, no Litoral Norte paulista, é um paraíso distribuído em 19 ilhas — um dos poucos municípios brasileiros instalado num arquipélago. A beleza das praias faz com que a população de 35 mil habitantes seja multiplicada por 20 durante a temporada.

É nesse período que o serviço de distribuição ausente para 6,56% dos moradores é mais percebido por gente de todo o país que busca sol, praias e uma mata exuberante.

Para minimizar o problema, a Sabesp publicou um edital para empresas interessadas em construir uma usina de dessalinização em Ilhabela.

A construção será erguida nas margens do Ribeirão Água Branca — um curso de água salobra visível perto da balsa e que avança a ilha por cerca de 1 quilômetro.

Depois de pronta, a usina deve captar 40 litros de água salgada por segundo, além de processar e liberar pelo menos 20 litros por segundo de água potável para 8 mil habitantes do município — número que representa quase um quarto da população.

O edital prevê que a tecnologia empregada “será necessariamente de osmose reversa, precedida de pré-tratamento por ultrafiltração ou outra tecnologia com eficiência equivalente ao propósito da solução e comprovada pela empresa proponente”.

A osmose reversa é um processo no qual é aplicada alta pressão a um volume de água do mar. A água passa através de uma membrana e se obtém água limpa sem que partículas de sal fiquem presas no outro lado da membrana.

Depois de retirado o sal, a água passa por um tratamento de remineralização e está pronta para o consumo humano. Já a salmoura resultante do processo é diluída – para evitar concentrações de sal – e devolvida ao ponto de captação.

Para o coordenador da Câmara Técnica Nacional de Dessalinização e Reuso de Água, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, Renato Giani Ramos, o trabalho com diferentes recursos é importante para o equilíbrio da matriz hídrica.

“É interessante a gente começar a tratar da diversidade da matriz hídrica. Alguns anos atrás tivemos uma escassez hídrica muito grave aqui em São Paulo. Então, se a gente começa a trabalhar melhor com diferentes recursos e não só extrair de lençóis freáticos, de águas superficiais, mas também conseguir extrair água potável do mar, a gente consegue ter esse equilíbrio da matriz hídrica”, afirmou.

“Quando um recurso está mais escasso, você tem mais abundância do outro e você faz esse equilíbrio. É o que o país faz hoje já com energia elétrica”, completou.

A Sabesp defende a construção da usina de dessalinização porque a quantidade de água dos mananciais em Ilhabela é limitada.

“Apenas o córrego da Laje teria condições de fornecer água na vazão desejada, porém a um custo ambiental e institucional elevado, resultando em um tempo de empreendimento muito longo em face da urgência que se faz necessária”, afirma o edital divulgado pela empresa.

Ainda de acordo com o documento, os interessados têm até o dia 25 de junho para apresentar propostas. A previsão inicial é que a usina seja implantada em 2026.

A empresa vencedora da concorrência também terá que construir um centro de educação ambienta, com auditório, painéis fotovoltaicos e altura máxima de 8 metros, numa área total de 280 metros quadrados.

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura de Ilhabela se queixa da qualidade do serviço da Sabesp e ameaça romper o contrato, renovado por mais 30 anos, em 2020, na gestão anterior.

Foi justamente neste novo contrato que entrou a previsão de construir uma usina de dessalinização. O atual prefeito, Toninho Colucci (PL), afirma que a usina será construída mesmo se o contrato com a Sabesp for interrompido.

“Nós temos recursos de royalties (do petróleo) e esses recursos vão garantir esses investimentos tão importantes para a cidade e para a região”, afirmou.

Fonte: G1/Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Cabo da PM ‘gerenciava’ prostituição de adolescentes em Manaus, afirma delegada

A delegada Mayara Magna, da Delegacia Especializada em Proteção...

STM decide sobre suspeição de ministro em processo de patente de Bolsonaro nesta semana

O STM (Superior Tribunal Militar) julga na próxima quarta-feira (24) um recurso...

FIA confirma mudanças no motor da F1 e anuncia mais novidades; veja

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou nesta terça-feira...

Caso dos respiradores muda de relatoria no STJ após suspeição de ministro

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Francisco...