Início Amazonas Seca dos rios Amazonas e Madeira não afeta transporte de carga no...

Seca dos rios Amazonas e Madeira não afeta transporte de carga no AM

0

A seca dos rios Amazonas e Madeira em ritmo lento mantém a navegabilidade nos trechos críticos, informa o Dindarma (Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas). A navegação não foi afetada e o transporte de carga ocorre normalmente no Estado.

Mesmo na calha do Madeira, onde a Marinha restringiu preventivamente a navegação noturna por conta dos pedrais e bancos de areia as balsas e embarcações que transportam combustíveis e produtos em geral navegam com segurança e sem obstrução.

De acordo com o vice-presidente do Sindarma, Madison Nóbrega, o atual cenário é muito diferente dos anos anteriores quando a ligação e o abastecimento de muitos municípios no interior do Estado foram seriamente comprometidos por conta da seca em setembro.

“Estamos no final do mês e até o momento as estimativas dos órgãos medidores estão se confirmando. Temos uma seca menos severa, principalmente na comparação ao que ocorreu ano passado, com destaque para o Rio Madeira. Nenhum município corre risco de desabastecimento e esperamos que esta tendência continue até o final da estiagem”, afirmou Nóbrega.

De acordo com o Ministério dos Portos e Aeroportos, a dragagem no Madeira está em andamento nos trechos críticos entre Porto Velho (RO) e Manicoré (AM) e está concentrando as atividades no Passo Miriti, de onde serão retirados cerca de 480 mil metros cúbicos de sedimentos, quase metade do volume previsto para 2025.

Fonte: Amazonas Atual/Foto: Sindarma/Divulgação

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile