Seca dos rios Amazonas e Madeira não afeta transporte de carga no AM

Publicado em

A seca dos rios Amazonas e Madeira em ritmo lento mantém a navegabilidade nos trechos críticos, informa o Dindarma (Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas). A navegação não foi afetada e o transporte de carga ocorre normalmente no Estado.

Mesmo na calha do Madeira, onde a Marinha restringiu preventivamente a navegação noturna por conta dos pedrais e bancos de areia as balsas e embarcações que transportam combustíveis e produtos em geral navegam com segurança e sem obstrução.

De acordo com o vice-presidente do Sindarma, Madison Nóbrega, o atual cenário é muito diferente dos anos anteriores quando a ligação e o abastecimento de muitos municípios no interior do Estado foram seriamente comprometidos por conta da seca em setembro.

“Estamos no final do mês e até o momento as estimativas dos órgãos medidores estão se confirmando. Temos uma seca menos severa, principalmente na comparação ao que ocorreu ano passado, com destaque para o Rio Madeira. Nenhum município corre risco de desabastecimento e esperamos que esta tendência continue até o final da estiagem”, afirmou Nóbrega.

De acordo com o Ministério dos Portos e Aeroportos, a dragagem no Madeira está em andamento nos trechos críticos entre Porto Velho (RO) e Manicoré (AM) e está concentrando as atividades no Passo Miriti, de onde serão retirados cerca de 480 mil metros cúbicos de sedimentos, quase metade do volume previsto para 2025.

Fonte: Amazonas Atual/Foto: Sindarma/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Réu por estelionato, Bruno Henrique pode pegar até 5 anos de prisão

Na última quinta-feira (4/12), a 3ª Turma Criminal do...

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...