Um dos grandes nomes das Olimpíadas de Paris, Simone Biles vem movimentando a Vila Olímpica distribuindo “pins” próprios, espécie de broches que viraram febres em Jogos Olímpicos. A ginasta americana utilizou as redes sociais para mostrar os pins que vem distribuindo em Paris, na França.
A ginasta alemã Pauline Schäfer foi uma das que ganharam o pin de Simone Biles. Os pins olímpicos são pequenos emblemas colecionáveis, geralmente feitos de metal, que representam diferentes aspectos dos Jogos Olímpicos.
Essa tradição dos pequenos acessórios vem de 1896, nos jogos de Atenas. Na época, os pins ainda não eram feitos de metal, fato que passou a acontecer após a edição de Paris em 1900.
Também nas redes sociais, atletas brasileiros que já estão em Paris vêm mostrando as coleções que estão montando com as trocas entre diferentes delegações. É o caso da jogadora de rugby, Gabriela Lima, que já conseguiu pins de diversos países.
Esses pins são produzidos para cada edição dos Jogos e podem representar várias coisas, como:
- Logotipo dos Jogos: pins com o logotipo oficial da edição específica dos jogos olímpicos.
- Países Participantes: pins com bandeiras ou símbolos nacionais dos países que participam dos jogos.
- Modalidades Esportivas: pins que representam diferentes esportes olímpicos.
- Mascotes: pins com as mascotes oficiais dos Jogos.
- Comitês e Organizações: pins de comitês olímpicos nacionais, organizações esportivas, patrocinadores e outros grupos relacionados aos Jogos.
Fonte: Globo Esporte/Foto: Reprodução