A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) promoveu, nesta semana, a 1ª edição do curso “Qualidade no Atendimento e Encaminhamento de Registros” voltado para servidores do 181, o disque-denúncia oficial do órgão. A capacitação aconteceu na sede da SSP-AM, localizada no bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus.
O curso teve duração de cinco dias e contou com disciplinas como técnicas básicas de entrevista (escuta qualificada), noções de contrainteligência e como lidar com os registros críticos (absorção de relatos críticos).
A gerente do disque-denúncia, Daiana Lima, ressaltou que o curso foi criado para levar conhecimento aos servidores, além de explicar como funciona a central de atendimento do serviço.
“Quando assumi a gerência, a primeira coisa que pensei foi criar um curso de aperfeiçoamento e reciclagem para todos os servidores. Ao final da programação, criamos uma carta de intenção para que o curso seja feito todos os anos. O foco é mantermos a qualidade do atendimento e encaminhamento de denúncias”, disse a gerente.
Ainda de acordo com Daiana, o objetivo do curso é enfatizar que o canal de denúncia não é usado para situações emergenciais. A programação teve carga horária de 40 horas. Cerca de 60 servidores do 181 participaram das palestras. Também estiveram presentes profissionais do Departamento de Prevenção à Violência (DPV) e coordenadores do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp).
Disque-denúncia
O sistema telefônico funciona gratuitamente e está disponível em todo o Amazonas. A denúncia pode ser feita através de celular ou telefones convencionais. Não há registro do telefone do denunciante.
As denúncias são repassadas à Polícia Civil para investigação e são acompanhadas pela Secretaria de Segurança. O 181 funciona 24 horas, incluindo finais de semana e feriados.
*Com informações da Assessoria