STF encerra votação, contraria Câmara e mantém ação contra Ramagem

Publicado em

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar parcialmente a decisão da Câmara dos Deputados que suspendeu ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) por tentativa de golpe de Estado e mais quatro crimes no caso da suposta trama golpista que teria tentado impedir a posse de Lula em 2023.

Na sexta-feira (9/5), a Primeira Turma já havia formado maioria para manter a ação contra o parlamentar. Neste sábado (10/5), ministra Cármen Lúcia acompanhou o voto do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.

A magistrada seguiu o entendimento de que somente dois crimes devem ter o andamento suspenso por terem ocorrido após a diplomação de Ramagem como deputado federal.

“Os demais crimes a ele imputados – organização criminosa armada (art. 2º, caput, §§ 2º e 4º, inc. II, da Lei n. 12.850/2013), tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (art. 359-L do Código Penal) e golpe de Estado (art. 359-M do Código Penal) – devem ter trâmite regular, por terem sido praticados, em tese, antes da diplomação, a eles não se aplicando nem aos demais corréus, a imunidade prevista no § 3º do art. 53 da Constituição República”, considerou a ministra.

Os ministros Cristiano Zanin e Luiz Fux também acompanharam o voto do relator. O ministro Flávio Dino seguiu o entendimento de Moraes, mas fez ressalvas com relação à data de suspensão e prescrição no caso dos dois crimes supostamente cometidos após a diplomação: “condicionada à manutenção dos requisitos ensejadores da aplicação do art. 53, § 3º, da CF, tudo com efeito até 31/01/2027 ou até nova deliberação do STF”.

Ramagem é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por cinco crimes. A Câmara aprovou projeto que suspende a análise de todas as acusações.

Já os ministros do STF entendem pela suspensão somente de dois crimes: dano qualificado pela violência ou grave ameaça contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo à vítima, e deterioração de patrimônio tombado. Nesse caso, ambos os crimes ficariam suspensos até o fim do mandato de Ramagem.

Fonte: Metrópoles/Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Veja prints que indicam possível premeditação de Pedro Turra em briga

O Metrópoles teve acesso a prints anexados à denúncia do Ministério...

Fim do mistério: Ídolo do São Paulo define futuro após meses de sondagens

Luciano finalizou nesta sexta-feira (13) todos os trâmites burocráticos...

Henri Castelli abre o jogo sobre sua situação financeira: “Não tenho nem R$ 50”

O ator Henri Castelli voltou a chamar atenção nas redes sociais...

Presidente interina da Venezuela está fazendo ‘ótimo trabalho’, afirma Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta...