STF forma maioria para condenar mais seis réus pelos atos do 8 de janeiro

Publicado em

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta segunda-feira (16) para condenar outros seis réus envolvidos nos atos extremistas do 8 de janeiro. São quatro homens e duas mulheres que partiram de São Paulo, Minas Gerais e Goiás para Brasília. As penas ainda não foram fechadas. Este é o terceiro bloco de julgamentos, que ocorre até esta terça (17).

Na decisão, o ministro Alexandre Moraes, que é o relator do caso, sugeriu penas que variam de 14 a 17 anos de prisão para os réus, além do pagamento de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.

“A dimensão do episódio suscitou manifestações oficiais de líderes políticos de inúmeros países, de líderes religiosos, de organizações internacionais, todos certamente atentos aos impactos que as condutas criminosas dessa natureza podem ensejar em âmbito global e ao fato de que, infelizmente, não estão circunscritas à realidade brasileira, à vista, por exemplo, dos lamentáveis acontecimentos ocorridos em janeiro de 2021 que culminaram na invasão do Capitólio dos Estados Unidos”, disse.

O voto de Moraes foi seguido pelo dos ministros Cármen Lúcia, Cristiano Zanin (com ressalvas), Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Edson Fachin. Zanin e Fachin propuseram penas menores aos réus.

Nesta semana, o STF iniciou o quarto bloco, desta vez com a análise de oito ações penais. O julgamento seguirá até a próxima segunda (23).

*R7/FOTO: JOEDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL – 8/1/2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Número de bebês registrados sem o nome do pai chegou a 172 mil em 2023 no Brasil, o maior em 7 anos

O Brasil registrou mais de 172 mil certidões de nascimento sem...

Caixa vê cenário complexo para captação em 2025 e quer buscar novas fontes

A Caixa Econômica Federal quer liderar as discussões do...

Criminosos invadem festa, incendiam local e matam rapaz com tiro no rosto

Um homem, de 34 anos, foi morto neste sábado...

Amazonas tem a maior alíquota de IPVA da história neste ano

s proprietários de veículos no Amazonas estão pagando meio...