STJ autoriza alteração em registro civil para gênero neutro

Publicado em

Em decisão inédita e por unanimidade, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) garantiu a uma pessoa o direito de ser identificada como gênero neutro em seu registro civil. A decisão se deu no caso de uma pessoa que realizou cirurgia, fez tratamentos hormonais para alterar o gênero, mas não conseguiu se identificar nem com o gênero feminino, nem com o masculino.

Os ministros da Turma acompanharam o termos do voto da relatora, ministra Nancy Andrighi, com os acréscimos do voto de Ricardo Villas Bôas Cueva. Votaram pela possibilidade de alteração ainda os ministros Humberto Martins, Moura Ribeiro e Daniela Teixeira.

Para o colegiado, embora não exista legislação específica sobre o tema, não há razão jurídica para distinguir pessoas transgêneras binárias – que já têm o direito à alteração do registro civil – das não-binárias. Assim, entenderam que deve prevalecer no registro a identidade autopercebida pela pessoa.

Direito assegurado

A Turma ainda considerou que o direito à autodeterminação de gênero e à identidade sexual está intimamente relacionado ao livre desenvolvimento da personalidade e do direito do ser humano de fazer as escolhas que dão sentido à sua vida.

Por outro lado, os ministros apontaram que a decisão não elimina o registro de gênero da certidão de nascimento, mas apenas assegura à pessoa o reconhecimento formal de sua identidade.

Em seu voto, Nancy Andrighi ressaltou que esse é um tema complexo e um desafio tanto jurídico quanto social. Ela levou em consideração o sofrimento vivido pela pessoa no processo em questão. Assim, a magistrada votou para reconhecer o recurso do autor da ação contra decisão de instância inferior, de São Paulo, que havia negado esse direito.

Fonte: Metrópoles/Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...

Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’ e ‘Pearl Harbor’, morre aos 75 anos

Morreu, nesta quinta-feira (4), Cary-Hiroyuki Tagawa, ator japonês que...