O STJ (Supremo Tribunal de Justiça) lamentou a morte do jurista Waldemar Zveiter, que foi ministro da corte entre 1989 e 2001. Ele completou 92 anos no último mês e faleceu no sábado (3). O sepultamento e velório ocorrem no Cemitério Israelita do Caju, no Rio de Janeiro neste domingo (4).
Zveiter nasceu em Brasópolis, Minas Gerais, e era formado pela Faculdade de Direito de Niterói. Ele foi ministro do STJ de 18 de maio de 1989 até 16 de março de 2001, quando deixou a corte.
Enquanto advogado, o jurista foi presidente da Seccional da OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro) em dois momentos diferentes entre os anos de 1973 e 1976. Já em 1983, foi empossado desembargador Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, cargo que ocupou até a posse no STJ, em 1989.
Ocupou cargos no Conselho da Justiça Federal e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) enquanto ministro do STJ. Entre as obras publicadas por ele estão ‘O Judiciário’ e a ‘Constituição e O Superior Tribunal De Justiça’, ‘O Federalismo Nacional E Outros Temas’.
*R7/Foto: Divulgação/TSE – Arquivo