Tocha é acesa por raios do sol em ensaio para cerimônia da chama olímpica

Publicado em

Um ensaio foi realizado nesta segunda-feira para a cerimônia de acendimento da chama olímpica. Seguindo a tradição das Olimpíadas, o fogo foi gerado a partir dos raios do sol com ajuda de um espelho parabólico no Tempo de Hera, em Olímpia, palco dos Jogos na Antiguidade, na Grécia. A cerimônia está programada para esta terça-feira, às 5h20 (de Brasília), com transmissão ao vivo do sportv.

No ensaio desta segunda-feira, as condições climáticas permitiram que o fogo fosse aceso a partir dos raios de sol. É esperado cenário semelhante para a cerimônia de terça. Caso nuvens atrapalhe o acendimento, a chama gerada no ensaio vai ser utilizada como reserva.

O acendimento da chama olímpica vai marcar o início do revezamento da tocha. O fogo símbolo dos Jogos vai ser conduzido por mais de 10 mil pessoas por 400 cidades francesas até acender a pira das Olimpíadas de Paris, na cerimônia de abertura do dia 26 de julho.

Atual campeão olímpico do skiff simples, o remador grego Stéfanos Doúskos vai ser o primeiro condutor da tocha olímpica. O fogo símbolo dos Jogos vai percorrer primeiro a Grécia até ser entregue aos franceses no dia 26 de abril, em um cerimônia no Panathenaic, em Atenas, histórico estádio construído para os Jogos de 1896, o primeiro da era moderna das Olimpíadas.

A tocha olímpica vai deixar a Grécia no dia 27 de abril a bordo do veleiro centenário Belem em direção a Marselha, cidade no sul da França que foi colônia grega. Em alinhamento com o foco na sustentabilidade, a chama vai cruzar o mar Mediterrâneo à vela e chegar ao país-sede dos Jogos no dia 7 de maio.

O revezamento da tocha vai ter 68 etapas na França a partir do dia 8 de maio, percorrendo 400 cidades franceses. Na rota do fogo símbolo dos Jogos estão inclusive os territórios ultramarinos da Guiana Francesa, de Reunião, de Nova Caledônia, da Polinésia Francesa, de Guadalupe e de Martinica. Assim, a chama vai percorrer mais três continentes além da Europa – América, África e Oceania.

A tocha das Olimpíadas de Paris foi projetada pelo designer Mathieu Lehanneur, que se baseou em três pilares: Paris, Igualdade e Paz. A tocha traz representações de elementos típicos de Paris, como a Torre Eiffel e as águas do Rio Sena.

As Olimpíadas de Paris contarão com mais de dez mil atletas de mais de duzentas nações e terá a cerimônia de abertura no dia 26 de julho de 2024. O Brasil tem 184 atletas classificados, com 187 vagas – Alison dos Santos, Matheus Lima e Ana Sátila estão classificados em duas provas.

Fonte: Globo Esporte/Foto: REUTERS/Louisa Gouliamaki

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Empresários são encontrados mortos em carro; suspeita é de intoxicação por gás

Um casal de empresários foi encontrado morto dentro de...

Polícia Militar do Rio intensifica esquema de segurança para receber Madonna

Foi intensificado, nesta segunda-feira (29), o esquema de segurança...

Garçom mata vereador e deixa dois homens feridos em restaurante no Ceará; veja o que se sabe

O ataque de um garçom deixou um vereador morto e...

Defesa de delegado envolvido em morte de Marielle pede a Moraes para ser ouvido

A defesa do delegado Rivaldo Barbosa, preso por suspeita...
%d blogueiros gostam disto: