Traficantes do Rio usam AM como rota do tráfico e lavagem de dinheiro

Publicado em

Seis pessoas foram presas no Amazonas, no início da manhã desta terça-feira (9), suspeitas de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. A ação ocorre na segunda fase da Operação Rota do Rio e simultaneamente no Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. As polícias civis dos estados cumprem 26 mandados de prisão. No Rio, os policiais procuram suspeitos no complexo de favelas da Maré.

A operação é para desarticular esquema de lavagem de dinheiro do tráfico que usa o Amazonas para ocultar a movimentação ilegal. Segundo a polícia, os criminosos fazem depósitos bancários em contas de empresas em cidades da fronteira do Amazonas para impedir o rastreamento do dinheiro. A polícia investigou depósitos realizados entre 2017 e 2022.

O esquema é coordenado pelo Comando Vermelho e o Comando Vermelho do Amazonas. A Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro do Rio descobriu que a droga é adquirida do Peru e Colômbia e escoada pelo Rio Solimões, no Amazonas. Os entorpecentes são levados para Minas Gerais e depois para o Rio de Janeiro. Conforme a polícia, o dinheiro ilegal com a venda da droga era enviado aos fornecedores nos países vizinhos pela mesma rota, mas inversa.

A Polícia Civil do Rio identificou que o esquema movimentou R$ 30 milhões em dois anos e envolve um frigorífico no Amazonas cujo dono é o ex-prefeito de Anamã, Raimundo Pinheiro da Silva – o Chicó, que teve o mandato cassado por abuso de poder econômico. O frigorífico era usado na lavagem do dinheiro obtido com o tráfico.

Na primeira fase, no dia 21 de maio, os policiais prenderam Juan Roberto Figueira da Silva, conhecido como Cocão, um dos líderes do tráfico e de roubos de veículos no Rio de Janeiro. Ele comercializava os automóveis e com o dinheiro comprava cocaína e maconha tipo skunk no Amazonas.

Uma equipe de policiais civis do Rio foi enviada à Tabatinga e Manaus para reforçar a busca pelos suspeitos.

Foto: Divulgação/PC-AM/ *AM Atual

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

São Paulo terá fim de semana frio e nublado; veja previsão

O fim de semana na cidade de São Paulo...

Clube rival do Mirassol coloca música de Iza para provocar Yuri Lima em partida

Durante o intervalo da partida entre Ponte Preta e...

PF vai fazer varredura em aparelhos de Ramagem em busca de mais gravações de Bolsonaro

As equipes da PF (Polícia Federal) vão fazer uma...

Passagem de meteoro clareia céu e “noite vira dia” no Nordeste; veja vídeo

O céu nordestino foi iluminado por um meteoro, no...
%d blogueiros gostam disto: