A triatleta Luisa Baptista, de 29 anos, foi transferida da Santa Casa de São Carlos (SP) para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), no início da madrugada desta segunda-feira (25).
Ela sofreu um grave acidente no sábado (23). Um motociclista, que não tinha habilitação, atingiu a bicicleta dela em um estrada vicinal. O estado de saúde dele não foi divulgado.
Luisa foi submetida à terapia de circulação extracorpórea e teve “melhora importante“, segundo a assessoria da Santa Casa.O irmão dela informou que o estado de saúde ainda é grave.
Circulação extracorpórea

Segundo a assessoria da Santa Casa de São Carlos (SP), uma equipe de intensivistas do HC esteve no hospital, na noite de domingo (24), e submeteu a atleta à terapia de circulação extracorpórea, que é quando um aparelho substitui temporariamente as funções do coração e dos pulmões, enquanto esses órgãos ficam excluídos da circulação.
O procedimento não está disponível em São Carlos. Ainda de acordo com a assessoria, a atleta teve “melhora importante” após a terapia.
“Após estabilidade, ela foi transferida ao Hospital das Clínicas de São Paulo por transporte aéreo com suporte intensivo”, informou o hospital em nota.
Luisa sofreu politrauma grave, com lesões no pulmão direito, fraturas de diversos arcos costais e perna direita. Ela passou por cirurgia no sábado e seguia sedada e com ventilação mecânica até este domingo.
Foto: São Carlos Agora
*g1