Trump diz que Brasil sobrevive e enriquece cobrando tarifas dos EUA

Publicado em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em defesa de sua política tarifária, usou o Brasil como exemplo de sucesso da taxação sobre produtos de países estrangeiros ao afirmar que o país sobrevive e ficou rico devido às tarifas que cobra de outras nações.

“Se você olhar para o Brasil, se você olhar para muitos, muitos países, eles cobram tarifas. É assim que eles sobrevivem. Foi assim que eles ficaram ricos”, alegou Trump.

O presidente norte-americano, em entrevista publicada nesta sexta-feira (25/4) pela Time, afirmou que seria uma “vitória total” se, em um ano, os EUA ainda cobrarem tarifas altas sobre os produtos estrangeiros que chegam ao país. Pois, se isso acontecer, o país “estará ganhando uma fortuna”.

“Foi isso que a China fez com a gente. Eles nos cobram 100%. Se você olhar para a Índia, a Índia cobra de 100% a 150%. Se você olhar para o Brasil, se você olhar para muitos, muitos países, eles cobram. É assim que eles sobrevivem. É assim que eles ficaram ricos”, avaliou.

Trump ainda destacou que, mesmo defendo o aumento das tarifas, os EUA devem fechar dezenas de acordos comerciais com os países tarifados.

Outro argumento apresentado pelo presidente norte-americano em defesa da tributação é de que, se não fosse os EUA não taxarem outros países, nenhuma empresa escolheria mudar a produção para lá.

“Elas estão vindo porque não querem pagar as tarifas. Lembre-se disso: não há tarifas se elas fizerem seus produtos aqui. Você ainda não percebe, mas isso é um tremendo sucesso o que está acontecendo”, argumentou Trump.

Segundo ele, os EUA são “a maior loja de departamentos da história. Todo mundo que tirar coisas de lá. Eles vão entrar e vão pagar um preço por pegar nosso tesouro, por tirar nossos empregos, por fazer todas essas coisas.”

“Mas o que eu estou fazendo com as tarifas é o seguinte: as pessoas estão vindo e estão construindo em níveis que você nunca viu antes. Temos US$ 7 trilhões em novas plantas, fábricas e outras coisas, investimentos vindo para os EUA”, completou o presidente.

Fonte: Metrópoles/Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Em reunião com ministros, Lula define dois motes de reação a tarifaço

O presidente Lula definiu, em reunião com ministros na noite do...

Pedro se reúne com elenco do Flamengo a portas fechadas e se explica após críticas de Filipe Luís

Pedro reagiu, já na manhã desta segunda-feira, às críticas...

Missão Internacional: reitor da UEA participa de evento promovido pelo Conselho Britânico

Prof. Dr. André Zogahib destacou ações da UEA no...

Defesa aérea e sanções à Rússia: Zelensky detalha negociações com EUA

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, divulgou, nesta segunda-feira (14/7), os...