Vacina tem resposta eficaz no combate a doenças pneumocócicas graves

Publicado em

A bactéria pneumococo é um dos principais micro-organismos responsáveis por causar infecções como pneumonia, meningite, otite média aguda e infecção do sangue (bacteremia). Algumas dessas doenças podem ser extremamente graves e até fatais.

Embora ocorram em qualquer faixa etária, as doenças pneumocócicas são mais preocupantes em crianças pequenas, pessoas acima de 60 anos ou com condições crônicas, cujo sistema imunológico é mais vulnerável a infecções.

A vacina Pneumo 20 surge como uma grande aliada na prevenção de complicações de saúde e na redução de hospitalizações, especialmente do grupo de risco. Ela oferece alta proteção contra 20 sorotipos do pneumococo, incluindo aqueles que têm potencial para causar infecções mais graves e que podem apresentar resistência a antibióticos.

Indicações e administração

De uso pediátrico e adulto, a Pneumo 20 é indicada a partir de seis semanas de vida, com aplicação intramuscular. O número de doses varia conforme a idade (confira aqui).

É contraindicada somente para pessoas com alergia a qualquer substância da composição. No caso de gestantes, é recomendável consultar o médico de confiança para avaliar se devem receber a vacina.

Importante ressaltar que a vacinação contra as doenças pneumocócicas graves protege não somente o indivíduo, mas também quem está ao redor. Ao reduzir a transmissão da bactéria na comunidade, a vacina ajuda a prevenir surtos e acaba beneficiando pessoas que não podem ser vacinadas.

 

 

*Metrópoles/Foto: Reprodução 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

O que se sabe sobre a prisão de piloto em SP acusado de manter rede de abuso sexual infantil

Um piloto da companhia aérea Latam foi preso na manhã desta...

Tarcísio sanciona lei que autoriza sepultamento de cães e gatos em jazigos da família em SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou nesta terça-feira (10) o...

Motta diz que Câmara deve votar fim da escala 6×1 em maio

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou,...

Receita quer discutir tributação sobre investimento em ativos virtuais

A Receita Federal pretende propor a cobrança de Imposto sobre Operações...