Veja dicas para evitar choque elétrico como o que matou catarinense que lavava quintal

Publicado em

A morte de Diane Ramos, de 39 anos, acendeu um alerta sobre os riscos que envolvem equipamentos elétricos. A catarinense, que morava em Joinville (SC), morreu após ter levado um choque enquanto limpava o quintal de casa com uma lavadora de alta pressão.

O especialista José Aquiles Grimoni, professor da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), afirma que é extremamente importante o cuidado com instalações elétricas em áreas molhadas, como banheiros, lavandeiras e quintais.

Em entrevista ao R7, Grimoni explica que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) indica o uso do IDR (interruptor diferencial residual) para controlar a energia de cômodos onde é comum o uso de água. O equipamento evita que aconteçam fugas de correntes que provocam choques elétricos.

Esse interruptor é instalado no quadro de luz junto aos disjuntores e pode controlar a corrente no banheiro, por exemplo, onde é comum o uso de água em equipamentos elétricos.  

“O IDR compara as correntes das fases e neutro da casa. Se ele mede uma diferença acima de um [determinado] valor, ele desliga o cabo no qual está conectado”, conta o especialista.

Aterramento

Grimoni também ressalta a importância do cabo terra. Esse fio fica preso justamente ao terceiro pino da tomada e deve estar ligado ao sistema de aterramento feito na casa.

Calçado

O especialista alerta para uma máxima dos brasileiros que nem sempre pode salvá-los do choque elétrico: o chinelo de borracha. Segundo o professor da USP, o calçado, amplamente utilizado durante serviços domésticos, não garante um bom isolamento.

“O chinelo, muito usado em lavanderias residenciais, não garante totalmente a isolação do corpo da pessoa de um possível choque elétrico. Depende muito do tipo de choque (direto ou indireto) e da intensidade”, reforça Grimoni.

A descarga direta ocorre quando parte do corpo da pessoa entra em contato com as fases da rede e com pontos que permitam um caminho corrente por um corpo. Já a indireta acontece quando tocamos na carcaça metálica de um eletrodoméstico, uma geladeira ou máquina de lavar.

Segundo a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), sempre que for necessário usar uma lavadora de alta pressão, ou qualquer equipamento elétrico que envolva água, a pessoa deve calçar botas de borracha. Se for preciso conectar o equipamento a uma extensão, os fios devem ser mantidos longe da água.

Ainda de acordo com a Abracopel, 592 pessoas morreram no Brasil devido a choques elétricos ao longo de 2022.

*R7/FOTO: REPRODUÇÃO/RECORD TV

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Derrota no Congresso tensiona relação de Lula com Hugo Motta

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu derrotado...

Jovem pesquisador da Amazônia conquista prêmio nacional por estudo sobre manejo sustentável do pirarucu

Prêmio de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq destaca...

Juliana Marins: Brasileira teria morrido 20 minutos após a queda, e legista descarta que jovem tenha agonizado em vulcão

O médico legista responsável pela autópsia da brasileira Juliana Marins,...

Caprichoso e Garantido mobilizam Parintins pela ‘Amazônia de Pé’

A partir desta sexta-feira (27), o Bumbódromo na ilha...