O relógio marcava quase 18h45 quando a vendedora Andréa Gonçalves se apressava com os amigos para terminar de encher os balões para a festa de aniversário de 42 anos dela. Os preparativos eram feitos em plena segunda-feira, em uma movimentada avenida de Belo Horizonte, onde o grupo aguardava a chegada do ônibus da linha 6660 (BH / Novo Retiro – Esmeraldas), escolhido cuidadosamente para receber o evento.
A vendedora mora no bairro Monte Sinai, em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte e trabalha na região leste da capital mineira. Para fazer o trajeto, todos os dias, ela gasta 1h30 para ir e 1h30 para voltar.
“Pego esse ônibus há pelo menos nove anos. Ele vai sempre cheio. Já sou amiga de mais da metade dos passageiros. Temos até um grupo de Whatsapp onde a gente conversa e avisa sobre os horários”, explica-se sobre o motivo de escolher o coletivo para a festa.
Os colegas fizeram questão de levar presentes. Dentre eles, bolsa, cremes, chocolates, uma bota e brincos. Andréa só liberou para cantar os parabéns após 30 minutos de viagem, quando passaram pelo ponto Novo Eldorado e uma amiga dela embarcou. “Era a última convidada”, conta.
E o primeiro pedaço de bolo? “Foi para o motorista. Ele nos leva todos os dias. Se eu escolhesse algum amigo iria dar briga, porque são muitos”, brinca a vendedora.
*r7