Max Verstappen segurou os carros mais rápidos da McLaren e conquistou uma importante vitória para a RBR no GP do Japão. Depois do triunfo surpreendente, já que a equipe austríaca tem sido irregular até aqui, o holandês se mostrou bem-humorado. O tetracampeão brincou e indicou que, se estivesse na equipe papaia, teria uma vantagem enorme em relação aos rivais.
– Estou muito feliz com o que estou fazendo, não quero nem pensar no que aconteceria se eu estivesse naquele outro carro (McLaren). Vocês nem me veriam mais – disse Max, em entrevista à “Viaplay”.
No entanto, depois de brincar com a rapidez do carro da McLaren, Verstappen fez questão de elogiar o bom trabalho da RBR e disse que o triunfo foi uma construção coletiva:
– No fim, é sempre um time que trabalha bem junto, com GP (Gianpiero Lambiase, engenheiro de corrida do piloto) e nesse fim de semana eu também tive outro engenheiro, Hugh Bird. Trabalhei com ele até o fim de 2020 e isso deu muito certo, na verdade. No fim, fizemos as escolhas certas antes de ir para a classificação – acrescentou.
A McLaren lidera o campeonato de construtores com 111 pontos, contra 75 da Mercedes e 61 da RBR (todos conquistados por Verstappen). Por outro lado, o tetracampeão tem feito um ótimo início de temporada e é o vice-líder do campeonato de pilotos, com um ponto a menos que o primeiro colocado Lando Norris.
Norris e Piastri tinham vencido as duas corridas iniciais do ano: o primeiro ganhou na Austrália, e Piastri triunfou na China. Contudo, ambos foram superados na classificação em Suzuka por Verstappen, que cravou uma excelente volta com cronômetro zerado e ficou com a pole position.
Em uma pista com poucas oportunidades de ultrapassagem, largar na primeira posição se mostrou crucial para Verstappen, que conseguiu controlar a curta distância em relação aos rivais da McLaren e assegurou a primeira vitória do ano.
Diante do ótimo início de Verstappen e das dificuldades com o segundo carro – até o piloto já foi trocado – o chefe de equipe Christian Horner já afirmou que a prioridade da RBR vai ser tentar dar a Max o pentacampeonato consecutivo. Mas apesar do resultado positivo em Suzuka, o piloto pregou calma para o restante da temporada:
– Isso não significa que tudo é uma maravilha e que vamos ganhar todas as corridas, mas podemos estar muito felizes com isso – concluiu.
Fonte: Globo Esporte/Foto: Clive Mason/Getty Images