Vodca adulterada com metanol mata 25 pessoas na Rússia

Publicado em

Pelo menos 25 pessoas morreram após beberem vodca barata e adulterada na Rússia. Níveis de metanol foram confirmados em mais de seis corpos, segundo informaram autoridades investigativas no sábado (27/9). Situação parecida ocorreu em São Paulo na semana passada.

Informações preliminares indicam que um grupo de pessoas em Slantsys sofreu um envenenamento na sexta-feira (26/9), após consumirem vodca. Todas as vítimas haviam consumido produtos alcoólicos vendidos ilegalmente.

Seis mortes ocorreram entre 10 e 17 de setembro. “O exame forense dos corpos de seis pessoas falecidas revelou níveis altos ou fatais de metanol”, informou um dos investigadores russos.

Até o momento, 14 pessoas foram presas em três casos criminais semelhantes. A Procuradoria da região de Leningrado informou que a vodca ilegal foi produzida a partir de álcool bruto fornecido por um morador local e distribuída por outros suspeitos.

Entre os detidos estão Olga Stepanova, de 60 anos, acusada de fornecer o álcool, e Nikolai Boytsov, de 78, que vendeu a bebida adulterada. As investigações continuam.

Mortes em São Paulo

Em um período de 25 dias, São Paulo teve nove casos e duas mortes por intoxicação de metanol após ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. Um dos casos fatais ocorreu na capital paulista, e o outro, em São Bernardo do Campo, na região metropolitana. A causa das mortes foi confirmada nesse sábado (27/9) pelo Centro de Vigilância Sanitária (CVS).

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), emitiu nota com recomendações urgentes aos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas no estado de São Paulo e regiões próximas.

Autoridades suspeitam de que o metanol, solvente utilizado na fabricação de combustível, esteja sendo usado para adulterar bebidas como gin, uísque e vodca.

Fonte: Metrópoles/Foto: Counter/Getty Images

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

STJ afasta ministro Marco Buzzi, acusado de assédio sexual

O pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou...

Bicampeão mundial de wingsuit morre após paraquedas não abrir

Pierre Wolnik, bicampeão mundial de wingsuit, morreu aos 37 anos...

O Boticário homenageia os diferentes ritmos do Carnaval e inicia ativações em Manaus

Marca leva experiências de perfumaria e cuidados pessoais ao...

Custo de vida médio mensal no AM é de R$ 2,9 mil, mostra pesquisa

O custo de vida, considerando gastos com moradia, contas...