Workshop aborda a influência da Inteligência Artificial no Jornalismo e oferece capacitação para profissionais e estudantes da área

Publicado em

O curso será em formato on-line, com quatro horas de duração e concederá horas complementares para estudantes e demais interessados em aprender mais sobre I.A. generativa

Com o advento da Inteligência Artificial (I.A.), momento no qual o mundo todo discute a influência dessa tecnologia em todas as áreas, o jornalismo está entre as profissões que vêm sendo impactadas por essa nova ferramenta. E, para entender melhor e facilitar essa transformação na profissão, acontece no dia 31 de maio, o Workshop de Jornalismo e Inovação, com o Tema: “Inteligência Artificial – Ética e Impactos na Profissão”.

O Workshop tem como objetivo levar capacitação e qualificação aos profissionais, estudantes de Comunicação Social e demais interessados, em relação às diversas funcionalidades que a I.A. generativa pode proporcionar na execução de atividades do dia a dia, agregada à ética e aos preceitos do jornalismo.

O curso terá duração de quatro horas, será realizado em formato on-line e oferecerá aulas teórica e prática para quem tiver interesse em aprender mais sobre o uso responsável da I.A. generativa. Mais informações e inscrições podem ser acessadas por meio do perfil no Instagram: @sambrosiocomunicacao ou pelos telefones: (92) 98151-8252/ (92) 98161-6519.

O evento faz parte da 4a Edição da iniciativa “Workshop de Jornalismo e Inovação” que possui, há alguns anos, um histórico em oferecer cursos livres e capacitação para profissionais e estudantes de jornalismo em Manaus.

“Essa 4a edição partiu de uma inquietação minha ao observar que o mundo todo está nessa corrida da I.A., se capacitando e se aprimorando para lidar com essa ferramenta cada vez mais presente no nosso dia a dia. E, nós, enquanto profissionais do jornalismo, não podemos ficar só olhando essa corrida passar na nossa frente”, explica a jornalista Sidia Ambrosio que é especialista em Jornalismo Científico e criadora da iniciativa “Workshop de Jornalismo e Inovação”.

Sindicato

O Workshop terá a parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SINJOR/AM) que concederá certificado de horas complementares aos participantes interessados.

“Vejo essa iniciativa (Workshop) bem importante porque creio que nenhuma nova tecnologia, como a Inteligência Artificial possa vir a substituir a criatividade e o senso crítico que carrega cada profissional no fazer diário jornalístico. No entanto, entendo a necessidade do acompanhamento e atualização das técnicas pelos jornalistas, que é imprescindível para que o uso da I.A. aconteça com o foco em melhorar a qualidade da informação, preservando a credibilidade e a ética no jornalismo”, aponta Wilson Reis, presidente do SINJOR/AM.

A doutoranda em Informática pelo Instituto de Computação (Icomp) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Karla Pereira, que é uma das facilitadoras do Workshop de Jornalismo e Inovação, destaca a necessidade do preparo profissional para enfrentar o novo cenário no mercado.

“Saber aplicar a I.A. generativa é cada vez mais essencial em qualquer profissão, pois ela apoia o processo de trabalho, amplia nosso foco estratégico, entre outras funcionalidades. Estar preparado para integrá-la é um passo importante para se manter no mercado”, reforça Karla.

Jornalismo e I.A. pelo mundo

Nos países desenvolvidos, já existem leis e regulamentações sobre o uso da Inteligência Artificial generativa, como é o caso da União Europeia que oficializou a primeira lei abrangente no mundo a criar uma regulamentação específica para o uso ético e sustentável da I.A.

Em 2023, o Parlamento Europeu regulamentou a Lei da I.A. que consiste em garantir que os sistemas de I.A. utilizados sejam seguros, transparentes, rastreáveis, não discriminatórios e respeitadores do ambiente. Além disso, os sistemas de I.A. devem ser supervisionados por pessoas, em vez de serem automatizados, para evitar resultados prejudiciais.

No Brasil, o Governo ainda caminha, a passos lentos, em relação à regulamentação da Inteligência Artificial generativa. Recentemente, no dia 13 de maio de 2025, o Governo brasileiro publicou no Diário Oficial da União (DOU), a criação do Grupo de Trabalho que será responsável por gerir e acompanhar o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA).

Texto: Divulgação
*Créditos: Imagens criadas a partir de Inteligência Artificial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

‘O Agente Secreto’ no Oscar? Entenda impacto dos prêmios de Wagner Moura e Kleber Mendonça em Cannes

O filme brasileiro "O Agente Secreto" fez história neste...

Fim da reeleição: divergências sobre mandatos e unificação de datas podem atrasar votação no Senado

O Senado pode demorar a analisar a Proposta de Emenda...

Em caráter educativo, empresas passam a avaliar saúde mental de funcionários nesta segunda

A norma que exige que empresas realizem uma avaliação...