A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (1), no Teatro Amazonas. Yara Lins foi eleita com 5 votos e 2 em branco, tendo como vice-presidente o conselheiro Fabian Barbosa. No discurso à imprensa, Yara afirmou que vai preservar a harmonia na gestão pública junto aos poderes.
Yara substitui Érico Desterro, que esteve na presidência do TCE no biênio 2022-2023. Desterro fez um balanço sobre a gestão e agradeceu as críticas durante o exercício.
Presente da cerimônia, a Senadora do Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke, ressaltou a força do poder feminino e que a mulher pode exercer cargos de liderança. Também tomaram posse para os cargos de corregedor-geral Josué Neto, Ouvidor do Tribunal, Mário de Mello, e o coordenador da Escola de Contas, Júlio Pinheiro. O Conselheiro Ari Moutinho não compareceu à solenidade por motivos de saúde.
A nova direção do tribunal para o biênio será de Yara Lins, presidente; Luís Fabian, vice-presidente; José Cláudio, corregedor; Mário de Mello, ouvidor e Júlio Pinheiro, Escola de Contas.
Yara Lins
Assim como em 2017, quando foi a primeira mulher eleita como presidente da Corte amazonense, a conselheira Yara Lins dos Santos entra em um seleto grupo de mulheres que presidiram Tribunais de Contas no país por mais de uma vez.
A trajetória da conselheira Yara Lins dos Santos no TCE-AM é marcada por um serviço crescente ao órgão. Formada em Direito e Ciências Contábeis, Yara Lins completa, em 2024, 49 anos de funcionalismo no Tribunal de Contas do Amazonas. Ingressando como taquígrafa em 1975 por meio de concurso público, Yara passou pelos cargos de auditora-adjunta e auditora, antes de ser empossada como conselheira, em 2014.
Como primeira mulher a presidir a Corte de Contas amazonense, a gestão da conselheira no biênio 2018-2019 foi marcada pelo início de um processo de modernização e atualização dos serviços, responsável por consolidar o Tribunal como referência na área tecnológica em âmbito nacional.
Durante os dois anos em que esteve na gestão da Corte, realizou importantes projetos na área da tecnologia da informação, como a inauguração de um dos data centers mais estruturados da Região Norte, com novas plataformas e melhorias no processamento e armazenamento de dados, o que permitiu o TCE-AM a trabalhar, normalmente, durante o período de pandemia.
Outro ponto importante na gestão de Yara Lins foi a valorização e cuidado com o servidor. A humanização da gestão, marca registrada da conselheira, passou pelos servidores efetivos, comissionados, estagiários, e prestadores de serviços. Uma das comprovações desse aspecto humano foi a reestruturação do setor médico do Tribunal, que ganhou reformas e aquisição de materiais capazes de melhorar a qualidade de vida dos servidores.
*Foto: reprodução
*Com informações da Assessoria


