Zanin vota a favor de indenização a poupadores por perdas com planos econômicos

Publicado em

O ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), votou para que poupadores afetados pelos planos econômicos das décadas de 1980 e 1990 — Bresser, Verão e Collor — tenham direito a ressarcimento por prejuízos sofridos com congelamentos, confisco ou limitações na correção das cadernetas de poupança. Até agora, o voto de Zanin foi acompanhado pelo ministro Gilmar Mendes.

O caso começou a tramitar em 2009, após ação apresentada pela Consif (Confederação Nacional do Sistema Financeiro). O processo discute os chamados “expurgos inflacionários” — perdas provocadas por correções monetárias não aplicadas corretamente às contas, poupança durante a vigência dos planos.

A disputa judicial se estende há mais de 30 anos e envolve milhares de poupadores que alegam ter tido prejuízos significativos à época das mudanças econômicas.

O julgamento ocorre no plenário virtual do STF, em que os ministros têm até a próxima sexta-feira (23) para registrar seus votos. Nesse formato, não há debates presenciais — os votos são incluídos diretamente no sistema eletrônico da Corte.

Inicialmente, o processo estava sob relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em 2023. Desde então, a relatória passou para Zanin.

 

 

 

*R7/Foto: Carlos Moura/SCO/STF – Arquivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

GP do Canadá: Verstappen lidera 1º treino em batida de Leclerc; Bortoleto é 16º

Na berlinda, a um ponto de ser suspenso na...

Datafolha: Lula perde de Bolsonaro em inflação e segurança pública

A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (13/6) aponta que os brasileiros...

Trump confirma que sabia dos planos de ataques de Israel e ameaça Irã

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou, na noite dessa...

PASSAGENS BÍBLICAS Nr. 06

JESUS ENCONTRA SUA MÃE, MARIA. “Junto à cruz de Jesus...