Zelensky nega cessão de territórios e pede pressão sobre a Rússia

Publicado em

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (19/3), que não reconhecerá os territórios ucranianos ocupados pela Rússia.

Ainda assim, o líder ucraniano também deseja um “cessar-fogo incondicional” e que fará uma ligação para o presidente Donald Trump ainda nesta quarta.

O que está acontecendo

  • O presidente da Rússia, Vladmir Putin, teria aceitado a proposta de cessar-fogo parcial por 30 dias com a Ucrânia. O plano foi elaborado pelos Estados Unidos, e a decisão de Putin ocorreu após uma chamada telefônica de mais de três horas com o presidente dos EUA, nessa terça (18/3).
  • Em comunicado, o Kremlin anunciou que, “no contexto da iniciativa do presidente dos EUA de introduzir um cessar-fogo de 30 dias, o lado russo delineou uma série de pontos significativos relativos à garantia do controle efetivo sobre um possível cessar-fogo ao longo de toda a linha de contato de combate, a necessidade de interromper a mobilização forçada na Ucrânia e o rearmamento das Forças Armadas Ucranianas”.
  • A partir do acordo dos EUA, a Ucrânia aceitou “tomar medidas para restaurar uma paz duradoura após a invasão da Rússia”, segundo a declaração conjunta das duas delegações reunidas em Jeddah, na Arábia Saudita.

Durante a coletiva, Zelensky pontuou que a América deve continuar a “pressionar a Rússia para que tudo fique implementado”, além de considerar o “incondicional cessar-fogo completo como um dos primeiros passos em direção à paz”.

O presidente ucraniano enfatizou também que não reconhece como russos os territórios ucranianos tomados pela Rússia. “Não concordaremos com isso”, reforçou.

“Acredito que este ano a guerra pode terminar com uma paz digna, mas as garantias de segurança são definitivamente necessárias, caso contrário, Putin virá com a guerra novamente. Essa é a essência dele”, alegou Zelensky.

Zelensky acrescentou que entrará em contato com o presidente dos EUA, Donald Trump, nesta quarta-feira, para discutir os próximos passos e se informar sobre a conversa de Trump com Vladimir Putin.

Fonte: Metrópoles/Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Pagamento do 13º salário antecipado do INSS começa nesta semana; veja calendário

Aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro...

Papa Francisco morre aos 88 anos

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88...

Papa Francisco aparece e surpreende fiéis neste Domingo de Páscoa

O papa Francisco fez uma aparição pública na Praça de São...

Adélio vive isolado e diz que “não é doido” por rejeitar tratamento

Preso desde setembro de 2018, Adélio Bispo permanecerá detido no sistema...