Free Porn
xbporn

Zelensky participará presencialmente da cúpula do G7

Publicado em

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, viajará para o Japão no domingo (21/5) para participar pessoalmente da Cúpula dos líderes do G7, em Hiroshima. Durante o encontro, os chefes de Estado devem discutir e anunciar novas sanções à Rússia em razão da guerra na Ucrânia, região em conflito há mais de um ano.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira (19/5) pelo secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Oleksiy Danilov. “Coisas muito importantes serão decididas lá e, portanto, a presença de nosso presidente é absolutamente essencial para defender nossos interesses”, declarou.

Segundo fontes consultadas pelo Metrópoles, não há previsão de um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também está em Hiroshima como convidado do G7, e o líder ucraniano.

O chefe da assessoria especial da Presidência, Celso Amorim, esteve em Kiev na última semana para uma reunião com Zelensky e outros representantes do país.

A viagem, realizada a pedido de Lula, marca a tentativa do governo brasileiro de mostrar que pretende estabelecer o diálogo com todos os lados envolvidos na guerra. Amorim esteve em Moscou no início de abril, onde se encontrou com o presidente Vladmir Putin. A falta de uma visita ao outro lado da fronteira incomodou os ucranianos.

Cúpula do G7

O grupo, criado em 1975, reúne os países mais ricos e industrializados do mundo – como nunca foi reformado, não inclui, por exemplo, a China, que é a segunda maior economia do globo e caminha para ultrapassar os Estados Unidos, que hoje ocupa o primeiro lugar.

A Rússia, que historicamente participava da cúpula, foi excluída como uma espécie de punição a seu expansionismo bélico. Os atuais membros “titulares” do G7 são: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

A guerra da Ucrânia é uma das prioridades entre os assuntos em pauta na Cúpula de Hiroshima. Outras temáticas ligadas à economia e mudanças climáticas também serão discutidos entre os países.

Foto: Stefan Rousseau-by WPA Pool/Getty Images

*Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Trump comenta desistência de Biden: ‘Não estava apto para concorrer à Presidência’

O ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato republicano...

Nitazeno: novo opioide é de 10 a 20 vezes mais potente do que fentanil; entenda a origem da substância

O Jornal Nacional deste sábado (20) mostrou que pesquisadores...

Casa onde filha de deputado de MT foi achada morta fica em região isolada e município mais próximo é a 40 km

A casa onde Raquel Cattani, filha do deputado estadual...