BASQUETE/COPA DO MUNDO DE BASQUETE/CATAR/JOGOS OLÍMPICOS/OLIMPÍADA

Publicado em

Catar é escolhido para sediar Copa do Mundo do Basquete e mira Olimpíada a longo prazo

Cerca de quatro meses depois de sediar a Copa do Mundo de Futebol Masculino de 2022, o Catar foi escolhido para receber a Copa do Mundo de Basquete Masculino de 2027. O anúncio foi feito pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), nesta sexta-feira, e dá mais repertório para a nação árabe realizar o seu objetivo de longo prazo de receber em seu território uma edição dos Jogos Olímpicos.

Segundo a Fiba, locais preexistentes serão utilizados para a realização das partidas do torneio de 32 seleções nacionais. A entidade também citou a rede de transporte público reformada para o Mundial de futebol como um dos motivos para escolher o país do Oriente Médio como sede. Durante as obras para receber a Copa de 2022, vencida pela Argentina, o governo catariano recebeu duras críticas por violações de direitos humanos contra trabalhadores imigrantes. A Fiba afirmou que não haverá necessidade de novas construções.

“A economia de tempo e custo por não construir novos locais será focada em entregar o legado social mais forte possível”, disse a entidade, em comunicado. “Todos os locais a serem usados para o principal evento masculino da Fiba já estão construídos, enquanto as tecnologias verdes amplamente utilizadas ajudarão a entregar a Copa do Mundo de Basquete da Fiba 2027 como um evento neutro em carbono”, completou.

O Catar é a terceira sede asiática seguida da Copa do Mundo do Basquete Masculino. Após a China receber o evento em 2019, a próxima edição, que será disputada entre setembro e agosto deste ano, com a participação do Brasil, terá Filipinas, Japão e Indonésia como anfitriões. Nesta sexta-feira, a Fiba também definiu que a Copa do Mundo de Basquete Feminino de 2026 será disputada em Berlim, na Alemanha.

SONHO OLÍMPICO

Sediar a Copa do Mundo do Basquete é mais um passo do Catar rumo ao objetivo do governo de trazer uma Olimpíada ao país, que será o anfitrião dos Jogos Asiáticos de 2030, também se aproveitando da estrutura do Mundial de futebol. A próxima candidatura será para a edição de 2036, pois já foi definido que os Jogos de 2028 serão em Los Angeles, nos Estados Unidos, e os de 2032 em Brisbane, na Austrália.

A capital catariana Doha chegou a preparar uma campanha para receber a Olimpíada de 2032, mas Brisbane foi escolhido por recomendação do Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI). Após os Jogos do Rio de Janeiro-2016 e Tóquio, disputados em 2021, tornarem-se alvo de investigação por acusações de compra de votos, o COI adotou um sistema mais cauteloso para evitar campanhas públicas caras e contestação de votos por múltiplos candidatos.

Antes, Doha já havia tentado entrar nas disputas para sediar os Jogos de 2016 e 2020, mas o COI barrou a candidatura. A principal barreira é o clima do Catar no período em que a Olimpíada costuma ser disputada, entre julho e agosto. Nessa época, o país chega a registrar 40 graus Celsius.

*Estadão conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Polícia Militar abre 250 vagas para colégios militares no Amazonas

A Polícia Militar do Amazonas lançou edital nesta sexta-feira...

Sindicato marca reunião com Nubank no dia 19 para discutir demissões

O Sindicato dos dos Bancários e Financiários de São Paulo,...

Aberta as inscrições para concursos públicos da Semmas e CGM em Manaus; saiba como fazer

Foram abertas, nesta sexta-feira (14), as inscrições para os...

Colesterol tem papel decisivo na saúde do cérebro, apontam estudos

Você certamente já ouviu falar que existe o colesterol considerado...