As quatro crianças resgatadas após 40 dias perdidas na Amazônia colombiana estão bem e se recuperando em um hospital militar na capital Bogotá. As equipes de buscas do Exército, porém, ainda não encerraram os trabalhos, porque o cão farejador Wilson está desaparecido.
O pastor belga estava ajudando a encontrar pistas para indicar a direção onde estariam os quatro irmãos e não retornou. Os militares consideraram que o cachorro poderia estar com as crianças.
Segundo o El Colombiano, a menina Lesly, de 13 anos, revelou aos médicos que Wilson esteve com ela e os irmãos. O cachorro os acompanhou por um tempo, mas desapareceu depois.
Durante as caminhadas pela selva, os homens do Exército até encontraram uma pegada de criança com a marca da pata de um cachorro por perto.
O chefe da missão, Fausto Avellaneda, chegou a afirmar que o cachorro poderia ser uma boa companhia para os irmãos na situação em que estavam.
“Jamais se abandona um companheiro. Todos unidos para recuperar o nosso cachorro Wilson na selva. A operação não será finalizada até encontrarmos o nosso amigo de quatro patas”, escreveram os militares colombianos na página oficial no Twitter.
As crianças sobreviveram por tanto tempo na floresta, porque Lesly sabia identificar o que eles podiam comer e como encontrar alguma água boa para beber.
Eles foram resgatados com picados de insetos pelo corpo e alguns arranhões superficiais. Os cuidados médicos estão focados na hidratação intensiva.
“Em geral, o estado das crianças é aceitável e segundo os laudos médicos elas estão fora de perigo. O que é necessário é estabilizá-los”, explicou o ministro da Defesa, Iván Velásquez.
*R7
*Foto: REPRODUÇÃO TWITTER/@COL_EJERCITO