Ciência e Diretrizes Curriculares de Jornalismo são debatidas no 3º dia de ENEjor e CONjor em Manaus

Publicado em

Na manhã desta quinta-feira (27/04), o 22º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEjor) e 3° Congresso de Jornalismo da Amazônia (CONjor) receberam em sua programação palestras e discussões mediadas por profissionais renomados nacionalmente, que abordaram as temáticas do Jornalismo Científico e Ambiental no Brasil e também as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso.

Na primeira parte da programação, o painel coordenado pela Profa. Dra. Cristiane Barbosa (FIC/Ufam) contou com as participações do prof. Dr. Allan Rodrigues (FIC/Ufam), do Prof. Dr. Guilherme Gonçalves de Carvalho (Uninter/UEPG) e da Profa. Dra. Lisbeth Oliveira (UFG) para tratar de urgências e dificuldades do ensino de jornalismo científico e ambiental.

O líder do Grupo de Pesquisa Trokano, Allan Rodrigues, discursou sobre as iniciativas de pesquisa sobre ciência e meio ambiente e destacou ainda, a importância da prática científica que se comunica: “De nada adianta um avanço científico se ninguém ficar sabendo dele, se a sociedade não souber, não tem como melhorar a sua vida”, afirmou o professor.

Já o professor Guilherme Gonçalves, abordou principalmente os desafios enfrentados pelos jornalistas no desenvolvimento da prática no mercado e meios para contornar a problemática. “Um dos desafios de fazer o jornalismo científico está relacionado com a audiência, porque de fato o jornalismo científico não está entre as editoriais mais lidas, não é o jornalismo mais querido de modo geral pelo público brasileiro”, destacou.

No segundo momento, o prof. Dr. Eduardo Meditsch da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trouxe um momento de reflexão para a comunidade acadêmica sobre a história das Diretrizes do ensino de jornalismo e também das possibilidades de repensá-las. Ele comentou também, sobre como o jornalismo está ficando cada vez mais velho, pois não leva em conta o público jovem. “Nós temos um problema de comunicação do jornalismo com a população e muito da crise do jornalismo se deve à isso. Temos que encarar de frente esses problemas, a perda do público jovem e a perda do público popular”, concluiu.

O congresso encerra nesta sexta-feira (28/04) com palestras, conferências e premiações. A programação pode ser acessada no link:
https://doity.com.br/ensinodejornalismo2023/calendario

ENEjor e CONjor


Os dois eventos são organizados pelo Grupo de Pesquisa Trokano da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam) e pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej). A iniciativa conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).


Os eventos, que atraíram cerca de 400 participantes de todo o País, acontecem até 28 de abril em Manaus. Tanto o Enejor quanto o Conjor acontecem de forma presencial nos campus da Ufam, Centro Universitário Fametro, Uninorte e Faculdade Boas Novas (FBN) (conforme a programação), com transmissão ao vivo pelo Youtube, no canal do Portal da Ciência (@portaldaciencia6907).
Para saber mais da programação, basta clicar no link a seguir: https://doity.com.br/ensinodejornalismo2023/calendario

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Quase 700 casas foram destruídas após tornado no Paraná, diz Corpo de Bombeiros do estado

O sistema de tecnologia e monitoramento ambiental do Paraná confirmou nesta...

Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy deixará prisão após cumprir 3 semanas de pena de 5 anos

A Justiça francesa concedeu regime de liberdade provisória ao ex-presidente da...

Policial penal é achada morta em casa com muro pichado “X9” e CV

O marido da policial penal Edvânia da Silva foi...

O alerta do mercado a Motta e Derrite sobre o PL Antifacção

Integrantes do mercado financeiro fizeram um alerta ao presidente...