Agentes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) destruíram 18 fornos ilegais de carvão no Distrito Agropecuário da Suframa, em Manaus. As estruturas estavam nas proximidades da rodovia AM-010 e foram identificadas a partir de informações geográficas de imagens de satélites.
Dos 23 fornos mapeados, 18 foram destruídos e três motosserras sem registro foram apreendidas. Conforme o Ipaam, os outros cinco fornos estavam em local de difícil acesso e a equipe foi impossibilitada de chegar até eles.
Segundo os fiscais do órgão, cada forno possui uma capacidade de produção média de 30 sacas de carvão por semana. No total, o número de sacas de carvão chega, aproximadamente, a 600 por semana.
De acordo com os fiscais, se trata de uma sequência ilegal: derrubadas, ocupação de área, venda de madeira retirada de forma criminosa, produção e venda de carvão, além de uso de motosserra em área não autorizada.
Ao todo 22 procedimentos administrativos, entre multas, embargos, destruição e apreensão foram consumados em uma única operação.
*g1 / Foto: Secom