FRANÇA/PREVIDÊNCIA/REFORMA/CONSELHO CONSTITUCIONAL/APROVAÇÃO

Publicado em

O Conselho Constitucional da França aprovou, nesta sexta-feira, um plano impopular para aumentar a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos, em uma vitória do presidente Emmanuel Macron após três meses de protestos em massa contra a legislação que prejudicou sua liderança.

A medida deve enfurecer os sindicatos e outros críticos do plano de pensão, incluindo manifestantes reunidos em vários pontos da França. Os oponentes políticos de Macron prometeram manter a pressão sobre o governo para retirar o projeto de lei.

O conselho rejeitou algumas outras medidas do projeto de reforma previdenciária, mas a maior idade era fundamental para o plano de Macron e alvo da raiva dos manifestantes.

Macron pode aprovar o projeto de lei em 15 dias.

Em uma decisão separada, mas relacionada, o conselho rejeitou um pedido de legisladores de esquerda para permitir um possível referendo sobre a consagração de 62 anos como a idade máxima oficial de aposentadoria. O conselho decidirá sobre um pedido semelhante no próximo mês.

Enquanto as tensões aumentavam horas antes da decisão, Macron convidou os sindicatos a se reunirem com ele na terça-feira “qualquer que seja a decisão do Conselho Constitucional”, disse seu gabinete. O presidente não atendeu a um pedido no mês passado dos sindicatos para uma reunião. Os sindicatos organizaram 12 protestos em todo o país desde janeiro e têm um papel fundamental na tentativa de conter as reações excessivas dos manifestantes.

“As portas do Eliseu palácio presidencial permanecerão abertas, sem condições, para esse diálogo”, afirmou o gabinete de Macron. Não houve resposta imediata dos sindicatos ao convite. Fonte: Associated Press.

*Estadão conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Investigadores cercam fazenda após fugitivos de Mossoró serem vistos por moradores

Os investigadores da força-tarefa que buscam os dois fugitivos da penitenciária federal...

Número de bebês registrados sem o nome do pai chegou a 172 mil em 2023 no Brasil, o maior em 7 anos

O Brasil registrou mais de 172 mil certidões de nascimento sem...

Caixa vê cenário complexo para captação em 2025 e quer buscar novas fontes

A Caixa Econômica Federal quer liderar as discussões do...

Criminosos invadem festa, incendiam local e matam rapaz com tiro no rosto

Um homem, de 34 anos, foi morto neste sábado...