Helicóptero da SSP-AM resgata idoso infartado em Novo Airão para atendimento emergencial no HPS 28 de Agosto

Publicado em

Uma das principais vias da capital amazonense, a avenida Mário Ypiranga Monteiro, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul, teve seu fluxo de trânsito interrompido, na tarde desta quinta-feira (15/07), para um pouso de emergência do helicóptero do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA). A aeronave Águia 02 transportava um idoso, de 82 anos, que estava sofrendo um infarto agudo do miocárdio e que precisava de atendimento emergencial no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. O homem foi resgatado na comunidade São Francisco do Aruaú, no município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus).

Além da equipe aérea do governo do Amazonas, a operação de resgate aeromédico mobilizou o Samu, equipe médica do Hospital e a Polícia Militar, que atuou para o fechamento do trânsito. Rogério Gonçalves da Silva, 82, é paciente cardíaco grave, tem diabetes e é hipertenso. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), ele recebeu todos os cuidados na emergência do 28 de Agosto para estabilização do quadro de infarto, passando por procedimentos como eletrocardiograma, ultrassom abdominal e doppler. Ele está em ventilação não invasiva.

FOTO: Divulgação/SSP-AM

Os agentes do DIOA foram acionados para o auxílio ao homem no início da tarde, pelo Samu. A comunidade fica em uma área isolada de Novo Airão, só acessada pelo rio. A aeronave levou cerca de uma hora para fazer o percurso até a localidade. Entre Manaus e a comunidade de Novo Airão, o mesmo trajeto duraria cerca de seis horas de barco.

De acordo com o comandante da aeronave, tenente-coronel da Polícia Militar Bercley Santos, a gravidade da situação exigiu que o pouso fosse feito na avenida, a poucos metros da unidade hospitalar, para aumentar as chances de salvar a vida do homem.

“As condições climáticas eram adversas, mas conseguimos chegar na comunidade para buscá-lo. O paciente foi estabilizado pela equipe médica, que foi de Manaus, para que ele pudesse embarcar em condições seguras. Pousamos na avenida à pedido do Samu, devido à gravidade do quadro dele, que não podia aguardar um minuto sequer parado em congestionamento”, disse Bercley, que é o chefe do DIOA.

Além do comandante, estavam embarcados no helicóptero um comissário da Polícia Civil, um cabo do Corpo de Bombeiros, uma médica e uma enfermeira do Samu. Para o pouso emergencial na avenida, em frente a um shopping center, as equipes acionaram por rádio apoio da Polícia Militar, que fez o fechamento da via. Após o pouso, toda a operação durou cerca de dez minutos.

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Mais de 50 mortos por inundações no oeste do Afeganistão

Inundações repentinas no oeste do Afeganistão mataram pelo menos 50 pessoas nas...

Operações policiais matam 17 pessoas por dia no Brasil, mostra Mapa da Segurança Pública

Operações policiais realizadas no Brasil ao longo do ano passado...

Lista de prioridades para receber a restituição do IR 2024 muda após cheias no RS

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024 começa...
%d blogueiros gostam disto: