“Incompetência e corrupção”, alerta Capitão Alberto Neto sobre reajuste na conta de luz que afeta 29 milhões de consumidores

Publicado em

BRASÍLIA – “Atenção, brasileiros: a conta de luz vai ficar mais cara!”, alertou o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) sobre o aumento aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que deve impactar cerca de 29 milhões de consumidores e comprometer ainda mais o orçamento das famílias brasileiras nos próximos meses.

O parlamentar criticou duramente as medidas adotadas pelo Governo Federal e destacou que a atual política energética nacional reflete uma combinação de incompetência e falta de zelo com o dinheiro público. Os reajustes aprovados pela ANEEL podem variar entre 6% e 20%, dependendo da região do país.

“A conta de luz dos brasileiros, do Oiapoque ao Chuí, vai ficar mais cara. O Brasil possui 88% da sua matriz energética limpa e renovável, mas a incompetência desse governo está fazendo o brasileiro pagar essa conta”, afirmou.

Impacto na economia

Considerando o atual cenário econômico do país, o deputado enfatizou os impactos negativos do aumento da energia elétrica sobre a população, especialmente em meio à inflação, à alta dos preços dos alimentos e dos combustíveis, além das dificuldades de acesso ao crédito, que já pesam no bolso do brasileiro.

Capitão Alberto Neto exemplificou o problema com a realidade do Amazonas, lembrando que o estado abriga a maior bacia terrestre de gás natural do país e, ainda assim, continua dependente da queima de óleo diesel para geração de energia elétrica. O parlamentar questionou por que a população precisa pagar pela “incompetência e corrupção” do governo federal.

“Você torna inviável a vida do comerciante, porque ele não consegue fechar as contas. O produtor rural terá dificuldade para pagar a energia, e isso impacta diretamente a produção do agronegócio, do pequeno ao grande produtor. Energia cara é um desastre para o país, principalmente quando somos uma potência em produção de energia limpa”, declarou.

Perda de investimentos

De acordo com o parlamentar, o encarecimento da energia elétrica provoca outro efeito grave na economia: a perda de competitividade do Brasil no cenário internacional.

Durante o pronunciamento, Capitão Alberto Neto alertou para o risco de o país perder oportunidades estratégicas de atração de investimentos globais, especialmente no setor de data centers, que demanda grande capacidade energética e busca países com energia limpa e acessível.

“Graças à incompetência do governo Lula, podemos perder uma janela histórica de oportunidade. O mundo quer investir no Brasil em data centers porque temos energia limpa e renovável. Mas, para isso, a energia também precisa ser barata. O brasileiro não consegue entender como pode estar sobrando energia e, ao mesmo tempo, o trabalhador pagar uma conta cada vez mais cara. Só existe uma explicação: incompetência e corrupção do governo Lula”, concluiu Capitão Alberto Neto.

Foto: Assessoria

Contatos para imprensa:
Brasília – Herizanya Peixoto (92) 99164-2716
Manaus – Juliana Mattos (92) 99387-5701

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Festival de Parintins 2026: Comércio, economia e o impacto do artesanato na moda e estilo

O Festival de Parintins é o maior espetáculo folclórico a céu...

Homem é morto a facadas após briga em posto de combustíveis na Zona Centro-Sul de Manaus

Um homem, ainda não identificado, foi morto a facadas...

“Alta Celestial”: MP aponta possível motivação para mortes em UTI

O técnico de enfermagem Marcos Vinícius Silva Barbosa de Araújo –...

Dois helicópteros colidem e caem no Rio de Janeiro; ao menos seis pessoas morreram

Dois helicópteros colidiram no ar e deixaram ao menos seis pessoas...