Ipaam alerta para o fim do Defeso Florestal no dia 15 de maio

Publicado em

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) alerta para o fim do período de Defeso Florestal, na segunda-feira (15/05). A temporada restritiva iniciou em 15 de janeiro, deste ano, e ocorre devido ao período chuvoso no estado, com vistas a evitar danos ao solo, à floresta, ao maquinário utilizado na atividade, entre outros possíveis danos.

De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, é importante que esse período seja respeitado para que a natureza tenha seu tempo para se recompor. “Esse período é necessário para o ciclo natural da natureza, reiniciando-se e dando continuidade ao seu crescimento”, afirmou Valente.

A Gerência de Controle Florestal do Ipaam (GECF), responsável pelo licenciamento da atividade, destaca que, a partir dessa data do fim do defeso, os planos de manejo, que tiveram relatórios apresentados e não têm qualquer pendência com o órgão, terão o acesso ao Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) e ao Documento de Origem Florestal (DOF) liberados para operação.

O analista ambiental e fiscal da GECF, Leandro Monteiro, explica que para exercer a atividade de manejo florestal de forma legalizada, o primeiro passo é ter o documento de posse da terra. Com esse documento, o interessado dará entrada no Ipaam para receber a Autorização Prévia para Análise Técnica (Apat), algo similar a uma Licença Prévia (LP).

“Estando tudo correto, essa Apat é deferida e o empreendedor é notificado para apresentar o Plano de Manejo. Esse plano será avaliado, itens como maquinário que será utilizado, inventário florestal onde consta o volume de árvores que será explorado, matrizes que vão ficar, as árvores que são protegidas, etc. Ele concordando com os nossos critérios técnicos, é aprovado e liberado”, disse Leandro.

O analista ressalta, ainda, a importância da legalização da atividade. “A atividade florestal é uma atividade importante para o estado. Temos a maior floresta tropical do mundo, então temos um recurso florestal que é abundante e, ao contrário de outros recursos, a floresta é um recurso renovável. Sabendo usar com sabedoria, ela vai permanecer. Além de ser uma atividade que gera muito emprego no interior do estado”, pontuou Leandro.

FOTOS: Divulgação/Ipaam

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

PF prende trio que divulgava vídeos de abuso contra mulheres sedadas; sete são investigados

A PF (Polícia Federal) cumpriu três mandados de prisão temporária e...

Dobra na orelha: o que fazer se você tem o sinal de Frank e quais os riscos de problema no coração

A presença de uma dobra diagonal no lóbulo da...

Master: PF mira fraude na Rioprevidência e apreende dinheiro jogado de apartamento

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (11) a terceira fase da...

Paes confirma Shakira como atração em Copacabana, em 2026

A cantora Shakira foi confirmada como atração do show gratuito na praia...