Lula pede reforma no Conselho de Segurança da ONU e critica entidade: ‘Ficou enfraquecida’

Publicado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu neste sábado (26) a reformulação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e disse que a entidade precisa se adequar à atual realidade do mundo. Lula disse que a ONU “ficou enfraquecida” e precisa dar mais espaço e voz a nações emergentes.

O Conselho de Segurança foi criado com a missão de zelar pela manutenção da paz mundial. O órgão é composto de 15 membros, dez deles não permanentes e cinco permanentes (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia). Lula defende o ingresso do Brasil e de países em desenvolvimento da América Latina, da África e da Ásia.

Entre os dias 22 e 24 de agosto, o presidente se reuniu com a cúpula do Brics — grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Ao fim do encontro, os líderes do bloco assinaram uma declaração pedindo uma reforma do Conselho de Segurança da ONU.

“Deixamos claro que nós defendemos que o Brasil entre no Conselho de Segurança, que a Índia entre, que a Alemanha entre, que o Japão entre. Tem divergências, mas não são nossas. Países grandes como Egito e Nigéria precisam entrar no Conselho de Segurança para que a gente tenha uma representação geográfica mais condizente com a realidade de hoje”, comentou o presidente durante entrevista a jornalistas em Luanda, capital de Angola.

*R7/FOTO: RICARDO STUCKERT/PR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Enfermeira fura bloqueio em rodovia e é assassinada pela PM no Acre

Uma enfermeira de 32 anos foi morta a tiros...

Paolla Oliveira encerra contrato com a Globo após 18 anos

Paolla Oliveira encerrou seu contrato com a Globo após...

Mercado prevê que inflação fechará o ano em 4,54%

O mercado financeiro prevê uma inflação de 4,54% ao...

O X pode ir à falência sob o comando de Elon Musk?

O ataque ferino de Elon Musk contra anunciantes que boicotam...